Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução paleopedogenética da Formação Marília (Grupo Bauru - KS) na região de Campina Verde (mg)

Processo: 14/05161-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alessandro Batezelli
Beneficiário:Diego Luciano Do Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Triângulo Mineiro   Paleossolos

Resumo

Sendo importantes testemunhos da evolução Neocretácea, os paleossolos da Formação Marília evoluíram durante condições semiáridas a áridas em complexos sistemas aluviais e fluviais durante o Maastrichtiano. Partindo de uma análise integrada das variáveis condicionantes dos sistemas deposicionais e da evolução pedogenética nesses ambientes, pretende-se reconstituir as condições paleoambientais do Triângulo Mineiro na região de Campina Verde - MG.Para analisar e compreender a evolução paleopedogenética dos depósitos neocretáceos, utilizaremos como metodologia descrições macromorfológicas, micromorfológicas e análises geoquímicas por fluorescência de raio - x, além da descrição sistematizada das litofácies associadas aos intervalos paleopedogenéticos existentes.O objetivo principal é identificar as características paleoambientais a partir da evolução pedogenética dos paleossolos da Formação Marília, propondo modelos que contemplem a dinâmica de sedimentação da unidade na área de pesquisa, colaborando com a melhor compreensão sobre a Bacia Bauru.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO NASCIMENTO, DIEGO LUCIANO; BERNARDES LADEIRA, FRANCISCO SERGIO; BATEZELLI, ALESSANDRO. Pedodiagenetic Characterization of Cretaceous Paleosols in Southwest Minas Gerais, Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 41, 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.