Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da técnica de mobilização manual com movimento de Mulligan na cinemática glenoumeral e escapular

Processo: 14/06004-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Rezende Camargo
Beneficiário:Melina Nevoeiro Haik
Supervisor no Exterior: Leanne Bisset
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Griffith University, Gold Coast, Austrália  
Vinculado à bolsa:13/07120-1 - Efeitos da manipulação torácica na cinemática escapular, dor e ativação muscular em sujeitos assintomáticos e portadores de síndrome do impacto - um estudo controlado randomizado, BP.DR

Resumo

O objetivo do estudo é determinar os efeitos biomecânicos da técnica de mobilização manual com movimento de Mulligan (MCM) e da bandagem em sujeitos com dor crônica no ombro. Esse será o primeiro estudo a investigar o efeito da combinação de MCM e bandagem, a qual já mostrou melhores resultados na amplitude de movimento quando comparada com intervenções sham e controle. A hipótese do estudo é de que a MCM da articulação glenoumeral corrige uma falha posicional da articular. Serão selecionados sujeitos com dor no ombro que limite a função da articulação. Os sujeitos serão avaliados antes e após a intervenção com relação à dor, amplitude de movimento e translação da cabeça umeral em relação à cavidade glenóide. Os resultados desse estudo contribuirão ao nosso entendimento sobre a hipótese de falha posicional como mecanismo para o sucesso da técnica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAIK, MELINA N.; EVANS, KERRIE; SMITH, ASHLEY; HENRIQUEZ, LUIS; BISSET, LEANNE. People with musculoskeletal shoulder pain demonstrate no signs of altered pain processing. MUSCULOSKELETAL SCIENCE AND PRACTICE, v. 39, p. 32-38, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.