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Muralismo na América

Processo: 14/08064-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Patrícia Martins Santos Freitas
Supervisor: Barry Bergdoll
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/14806-4 - Muralismo em São Paulo: convergência das artes entre 1950 e 1960, BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte e Arquitetura | Estados Unidos | México | Muralismo | São Paulo | Síntese das artes | História da Arte e da Arquitetura

Resumo

Este projeto visa apresentar uma proposta de pesquisa de seis meses, na qual a candidata deve permanecer como estudante visitante no Departamento de História da Arte e Arqueologia, na Universidade Columbia, em Nova Iorque. O estágio no exterior é parte das atividades relacionadas à tese de doutoramento "Muralismo em São Paulo: convergência das artes entre 1950 e 1960", em desenvolvimento no Programa de pós-graduação em História da Arte, na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do prof. Dr. Jorge Coli, e com financiamento FAPESP.Durante os últimos dois anos, a pesquisa revelou 35 painéis ainda em boas condições. Suas técnicas variam entre azulejo, encáustica, e pastilhas de vidro - um material que foi uma grande inovação no campo dos revestimentos da época e foi amplamente usado nos painéis decorativos. Os painéis estão espalhados entre bairros centrais de São Paulo, onde foram construídos os primeiros arranha-céus da cidade. Em geral, eles foram pensados desde a criação dos edifícios, pelo arquiteto encarregado pelo projeto, seguindo o conceito internacional de síntese das artes. Eles também podem ser divididos entre encomendas públicas e privadas e possuem uma complexa relação com os representantes destes dois grupos.Propomos então um estágio de pesquisa no exterior no qual possamos estabelecer um diálogo entre os painéis paulistas e a intensa e importante produção muralista ocorrida nos Estados Unidos e México, desde as primeiras décadas do século XX. Durante o estágio, esperamos ter acesso à vasta bibliografia sobre o assunto, fontes como jornais e fotografias da época e também alguns painéis, que permitam investigar possíveis pontos de similaridade e/ou distância entre as obras brasileiras e do resto das Américas. Por último, é esperado que o estudo do muralismo americano contribua para a análise da produção de painéis paulista entre 1950 e 1960. (AU)

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