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O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e as relações sociais relativas às crianças agitadas e/ou desatentas na França e no Brasil

Processo: 14/07831-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Lygia Quartim de Moraes
Beneficiário:Tatiana de Andrade Barbarini
Supervisor no Exterior: Alain Ehrenberg
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé, Santé Mentale, Société (Cermes3), França  
Vinculado à bolsa:12/20776-0 - Contextos sociais, estratégias de poder e estratégias de resistência no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), BP.DR
Assunto(s):França   Brasil   França (país)

Resumo

Este projeto propõe um estudo do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) infantil e da relação entre psiquiatria/saúde mental, família, escola e infância na França, mais especificamente em Paris. Seu objetivo principal é a confrontação entre os resultados deste estudo e aqueles obtidos a partir da pesquisa de campo realizada no Brasil. Espera-se também recolher elementos para o questionamento da noção de medicalização encontrada nos estudos sobre o TDAH no Brasil. Este projeto está vinculado à pesquisa de doutorado denominada provisoriamente "Contextos sociais, estratégias de poder e estratégias de resistência no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)", em desenvolvimento desde 2012 sob o processo FAPESP número 2012/20776-0. Para que o objetivo da proposta seja alcançado, me integrarei ao grupo de pesquisa vinculado ao Centre de recherche, médecine, sciences, santé, santé mentale, société (CERMES 3), localizado em Paris e formado pela cooperação entre Centre national de la recherche scientifique (CNRS), Institut national de la santé et de la recherche médicale (Inserm), Université Paris Descartes (Paris V) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). O objetivo geral desse grupo é o estudo sociológico e descritivo dos percursos de crianças consideradas agitadas e/ou desatentas e das relações sociais e médicas em torno dessas crianças. (AU)

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