Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação das células natural killer sobre a diferenciação e função de células dendríticas: estudo dos mecanismos envolvidos e implicações no câncer

Processo: 14/10290-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 29 de agosto de 2014
Vigência (Término): 28 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Jose Alexandre Marzagão Barbuto
Beneficiário:Maria Alejandra Clavijo Salomón
Supervisor no Exterior: Giorgio Trinchieri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: National Institutes of Health, Bethesda (NIH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/23478-0 - Efeito das células Natural Killer sobre a diferenciação in vitro de monócitos em células dendríticas em pacientes com câncer: estudo de mecanismos envolvidos, BP.DD
Assunto(s):Neoplasias   Células dendríticas   Células matadoras naturais   Resposta imune

Resumo

As células Natural Killer (NK) embora conhecidas por sua capacidade citotóxica, têm sido alvo de estudo nos últimos anos, aprofundando cada vez mais no seu papel como células moduladoras da resposta imune. Células dendríticas (DCs) por sua vez, sentinelas do sistema imunológico e ponte entre imunidade inata e adaptativa, são células amplamente estudadas em nosso laboratório e empregadas como estratégia terapêutica em pacientes com câncer. O papel da microbiota na ativação e função do sistema imune na resposta ao câncer tem sido explorado e, até hoje, é sabido que sua falta pode afetar a função de DCs e o tratamento quimioterápico ou imunológico contra o câncer. No entanto, o papel da microbiota sobre o papel modulador de células NK tem sido pouco explorado. DCs diferenciadas a partir de monócitos (Mo-DCs) derivados de indivíduos saudáveis na presença de células NK apresentam melhoras fenotípicas e funcionais enquanto que Mo-DCs diferenciadas na presença de fatores solúveis secretados por células NK apresentam detrimento de fenótipo e função, o que sugere que células NK modulam a diferenciação e a função de Mo-DCs por mecanismos diferentes, ainda inexplorados. Portanto, o intuito do presente projeto é investigar os mecanismos envolvidos na modulação exercida por células NK sobre a diferenciação e função de DCs, e explorar o papel da microbiota nas interações de células NK e DCs no contexto do câncer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLAVIJO-SALOMON, MARIA A.; SALCEDO, ROSALBA; ROY, SOUMEN; DAS NEVES, RODRIGO X.; DZUTSEV, AMIRAN; SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON; BORBELY, KAREN STEPONAVICIUS-CRUZ; SILLA, LUCIA; ORANGE, JORDAN S.; MACE, EMILY M.; BARBUTO, JOSE A. M.; TRINCHIERI, GIORGIO. Human NK cells prime inflammatory DC precursors to induce Tc17 differentiation. BLOOD ADVANCES, v. 4, n. 16, p. 3990-4006, AUG 25 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.