Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento das propriedades de segurança e eficácia clínica cosmética de sistemas nanoestruturados de base tecnológica proteica associados à rutina

Processo: 14/05906-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:André Rolim Baby
Beneficiário:Camila Areias de Oliveira
Supervisor no Exterior: Catarina Batista Fialho Rosado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal  
Vinculado à bolsa:12/19972-0 - Desenvolvimento tecnológico, avaliação da segurança e eficácia clínica de sistemas micro/nanoparticulados de gelatina contendo rutina, BP.DD
Assunto(s):Cosmetologia   Nanotecnologia   Nanopartículas   Gelatina   Rutina

Resumo

Nanotecnologia (NT) é um termo genérico para as técnicas, materiais, e dispositivos que operam em escala manométrica e representa uma das tecnologias mais promissoras do século XXI; e tem sido considerada uma nova revolução industrial. A nanoencapsulação de compostos ativos antioxidantes representa perspectiva futura para o desenvolvimento de ingredientes fotoprotetores inovadores. Nanopartículas de gelatina têm sido utilizadas para o desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de fármacos e genes, bem como, carreadores de fármaco a sítios-alvo específicos do organismo. Não há registro na literatura científica de sua utilização em veículos de aplicação tópica, de orientação de uso cosmético. A proposta do presente projeto envolve a obtenção de nanoestruturas inovadoras de gelatina (contendo rutina) para aplicação em protetores solares, assim, para avaliação da segurança e eficácia clínica da plataforma nanotecnológica desenvolvida, torna-se relevante e contextualizada a realização de estágio de pesquisa no exterior no Centro de Excelência Acadêmica e Científica - CBIOS, Centre for Research in Biosciences & Health Technologies, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa/Portugal. Por conseguinte, os objetos específicos do estágio em pesquisa no exterior são: (1) avaliar a penetração cutânea in vitro de nanopartículas de gelatina contendo rutina, em células de difusão vertical, empregando como modelo de biomembrana a epiderme humana; (2) determinar a segurança e eficácia dos ativos e formulações através de avaliação não invasiva das propriedades biofísicas da pele, conduzida pela utilização de equipamento de bioengenharia cutânea. Os ensaios a serem realizados estão em consonância com as prerrogativas da lei estadual lei nº 15.316, de 23 de janeiro de 2014, que regulamenta a proibição do uso de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; DARIO, MICHELLI FERRERA; SARRUF, FERNANDA DAUD; AFONSO MARIZ, INES FATIMA; ROBLES VELASCO, MARIA VALERIA; ROSADO, CATARINA; BABY, ANDRE ROLIM. Safety and efficacy evaluation of gelatin-based nanoparticles associated with UV filters. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 140, p. 531-537, APR 1 2016. Citações Web of Science: 12.
DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; PERES, DANIELA D'ALMEIDA; GRAZIOLA, FABIANA; BOU CHACRA, NADIA ARACI; BARROS DE ARAUJO, GABRIEL LIMA; FLORIDO, ANA CATARINA; MOTA, JOANA; ROSADO, CATARINA; ROBLES VELASCO, MARIA VALERIA; RODRIGUES, LUIS MONTEIRO; FERNANDES, ANA SOFIA; BABY, ANDRE ROLIM. Cutaneous biocompatible rutin-loaded gelatin-based nanoparticles increase the SPF of the association of UVA and UVB filters. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 81, p. 1-9, JAN 1 2016. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.