Busca avançada
Ano de início
Entree

Função das células NKT da lâmina própria do intestino

Processo: 14/10828-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Cristhiane Favero de Aguiar
Supervisor no Exterior: Mitchell Kronenberg
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : La Jolla Institute for Allergy and Immunology (LIAI), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/16794-3 - Influência da microbiota intestinal na participação e no perfil das células NKT num modelo experimental de colite, BP.DR
Assunto(s):Células matadoras naturais

Resumo

As células NKT constituem uma população distinta de linfócitos caracterizados pela sua reatividade a glicolipídeos apresentados pela molecula CD1d . Apesar de serem encontradas com uma frequência relativamente baixa na maior parte dos locais, devido à sua especificidade clonal e rápida produção de citocinas, elas têm sido descritas como capazes de influenciar muitos tipos de respostas imunes . As células NKT podem ser encontrados em vários órgãos e tecidos , incluindo o intestino, com baixas frequências entre os linfócitos intraepiteliais (IEL) e uma prevalência um pouco maior entre os linfócitos da lâmina própria (LPL) . O papel das células NKT na homeostase intestinal e inflamação ainda é controverso e estudos adicionais são necessários para entender melhor a função destas células e sua relação com a patogênese de doenças intestinais . Algumas tecnologias recentes fornecem insights poderosos em biologia celular. Estes incluem RNAseq, que fornece uma visão mais detalhada e quantitativa da expressão gênica global do que os microarrays, e ChIP-Seq , que analisa modificações epigenéticas e determina se as proteínas, tais como fatores de transcrição, se ligam a regiões específicas na cromatina in vivo. Portanto, nosso objetivo é fornecer uma descrição detalhada a nível molecular e celular da função das células NKT no intestino, sob diferentes condições , incluindo colite e em camundongos germ free. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTOLDI, ANGELA; DE AGUIAR, CRISTHIANE FAVERO; MORAES-VIEIRA, PEDRO MANOEL; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN. They Must Hold Tight: Junction Proteins, Microbiota And Immunity In Intestinal Mucosa. CURRENT PROTEIN & PEPTIDE SCIENCE, v. 16, n. 7, p. 655-671, 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.