Busca avançada
Ano de início
Entree

Intercomparação de modelos de simulação da cana-de-açúcar e emprego desses na avaliação da produtividade e qualidade da cultura em condições de sequeiro e de irrigação

Processo: 14/05173-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Henrique Boriolo Dias
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Irrigação   Agroclimatologia   Colmos   Sacarose   Produtividade   Qualidade da produção

Resumo

A expansão do cultivo da cana-de-açúcar para locais com acentuada deficiência hídrica vem resultando em riscos climáticos elevados, podendo condicionar baixas produtividades a cultura, tanto de colmos quanto de sacarose. A prática da irrigação pode minimizar tais riscos. Nesse sentido, modelos de simulação de crescimento de culturas podem servir, por exemplo, como ferramenta para avaliar o risco climático, a eficiência agrícola, o impacto de irrigação na cultura e determinar estratégias de irrigação visando obter elevados rendimentos de colmos e de sacarose por hectare. Como existem diversos modelos de simulação para cana-de-açúcar, com diferentes características, é necessário avaliar qual o melhor deles para estudos do tipo. Dessa forma, os objetivos do presente projeto são: i) intercomparar o desempenho de diferentes modelos de simulação da cana-de-açúcar e determinar qual deles é o mais adequado para estudos agroclimáticos; ii) verificar a variabilidade interanual da produtividade de colmos e sacarose, bem como a eficiência agrícola e o risco climático em diferentes localidades brasileiras, buscando identificar as possíveis causas da baixa produtividade e propor ações de manejo para atenuá-las; iii) determinar os incrementos na produtividade de colmos e sacarose com diferentes estratégias de irrigação e; iv) analisar o efeito da suspensão da irrigação (drying-off) na maturação da cana-de-açúcar buscando otimizar a produtividade e a qualidade dos colmos. Para alcançar tais objetivos, serão calibrados e validados quatro diferentes modelos de simulação da cana-de-açúcar (APSIM-Sugarcane, DSSAT-CSM-CANEGRO, Modelo da Zona Agroecológica da FAO e AquaCrop) com diferentes graus de complexidade e aquele que apresentar melhor desempenho, por meio de indicadores estatísticos de desempenho, será usado para as avaliações propostas. Espera-se obter resultados que possam auxiliar o setor sucroenergético no que se refere ao planejamento da cultura da cana-de-açúcar e ao uso da irrigação de forma racional, de modo a otimizar a produção. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, HENRIQUE BORIOLO; SENTELHAS, PAULO CESAR. Dimensioning the Impact of Irrigation on Sugarcane Yield in Brazil. SUGAR TECH, v. 21, n. 1, p. 29-37, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
DIAS, HENRIQUE BORIOLO; SENTELHAS, PAULO CESAR. Sugarcane yield gap analysis in Brazil - A multi-model approach for determining magnitudes and causes. Science of The Total Environment, v. 637, p. 1127-1136, OCT 1 2018. Citações Web of Science: 6.
DIAS, HENRIQUE BORIOLO; SENTELHAS, PAULO CESAR. Drying-Off Periods for Irrigated Sugarcane to Maximize Sucrose Yields Under Brazilian Conditions. IRRIGATION AND DRAINAGE, v. 67, n. 4, p. 527-537, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.
DIAS, HENRIQUE BORIOLO; SENTELHAS, PAULO CESAR. Evaluation of three sugarcane simulation models and their ensemble for yield estimation in commercially managed fields. FIELD CROPS RESEARCH, v. 213, p. 174-185, NOV 2017. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Henrique Boriolo. Intercomparação de modelos de simulação da cana-de-açúcar e seu uso na avaliação da quebra de produtividade e dos impactos da irrigação em diferentes regiões do Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.