Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do papel da proteína DAZL no silenciamento dos retrotransposons

Processo: 14/00934-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Taiza Stumpp Teixeira
Beneficiário:Verena Julia Flaiz Flister
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Retroelementos   Ratos   Embrião

Resumo

As células germinativas primordiais (CGP) são as precursoras dos gametas, que são responsáveis pela transmissão das informações genéticas e epigenéticas para gerações seguintes. Durante o período embrionário as CGP passam por um processo importantíssimo para sua diferenciação normal, referido como reprogramação epigenética. Durante esta fase, ocorre demetilação global do seu DNA, tornando permissiva a expressão de determinados genes. Alguns deles são denominados retrotransposons, os quais representam sequências de DNA que se duplicam e se inserem pelo genoma. Esses retrotransposons geram variabilidade genética. Mas, por outro lado, o descontrole de sua expressão pode levar a instabilidade do genoma. Assim, as células germinativas desenvolveram mecanismos de controle da expressão de retrotransposons, os quais são fundamentais durante a reprogramação epigenética. Esse controle é realizado por piRNAs e proteínas PIWI. Estudos mostram que outra proteína específica das células germinativas, a MVH, participa deste controle através de interação com as proteínas PIWI. Estudo anteriores realizados por nosso grupo e por outros grupos sugerem que a proteína MVH apresenta padrão de expressão e também função semelhante ao da proteína DAZL, que também é específica das células germinativas. Baseando-se nessas informações, o objetivo deste estudo é investigar se a proteína DAZL exerce papel no controle da expressão dos retrotransposons. Para isto, serão utilizados embriões de rato Wistar de 16 dias pós-coito (dpc), os quais terão as gônadas removidas e submetidas ao tratamento com siRNA específico para o RNAm da proteína DAZL in vitro. Será analisada a expressão de retrotransposons e das proteínas PIWI, MVH e DAZL através de RT-PCR.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA-DA-SILVA, LETICIA; ARMELIN-CORREA, LUCIA; CANTAO, ISABELLE HERNANDEZ; FLAIZ FLISTER, VERENA JULIA; NUNES, MARINA; STUMPP, TAIZA. Expression of genome defence protein members in proliferating and quiescent rat male germ cells and the Nuage dynamics. PLoS One, v. 14, n. 6 JUN 10 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.