Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de solos baseado no sensoriamento espectral da vegetação

Processo: 14/04005-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Alexandre Melo Demattê
Beneficiário:Veridiana Maria Sayão
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

O mapeamento digital de solos é o objetivo mais importante do planejamento de uso da terra quando se busca um ambiente melhor e sustentável. Neste aspecto, a África é um dos mais importantes países aonde há novos espaços para a agricultura e demanda de alimentos. Por outro lado, diversos estados brasileiros como o Mato Grosso e outros aonde a Floresta Amazônica ocorre encontram-se na mesma situação. O objetivo desta pesquisa é atingir um mapa pedológico e de atributos do solo usando informações da vegetação natural, tais como índices de vegetação. A área de interesse localiza-se na Angola, cidade de Pungo Andongo, aonde nós possuímos um banco de dados de imagens e solos. Nós usaremos duas imagens Landsat. Uma da estação seca e a outra da estação chuvosa. As imagens receberão correção atmosférica e serão transformadas em reflectância. Foram feitas tradagens de solos utilizando métodos de toposequência, em um total de 450 pontos. Cada um foi coletado em quatro profundidades (0-20, 40-60, 80-100, 100-120cm). As amostras foram analisadas em laboratório para se obter informações químicas e granulométricas. Após isso, os índices de vegetação Normalized Differentiated Vegetation Index (NDVI) e Perpendicular Vegetation Index (PVI) serão calculados nas duas estações. As imagens com os índices serão classificadas com o método da segmentação espectral não-supervisionada. Mapas temáticos de atributos do solo, em diferentes profundidades e com elementos do relevo a serem determinados, serão feitos também. Os mapas temáticos de solo serão sobrepostos aos mapas de vegetação e o índice kappa indicará a acurácia entre eles.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEMATTE, JOSE A. M.; SAYAO, VERIDIANA MARIA; RIZZO, RODNEI; FONGARO, CAIO T. Soil class and attribute dynamics and their relationship with natural vegetation based on satellite remote sensing. Geoderma, v. 302, p. 39-51, SEP 15 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.