Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de Murraya koenigii como planta-isca visando o manejo do psilídeo Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Liviidae) e seu efeito na incidência de Huanglongbing (HLB) em pomar de citros

Processo: 13/25157-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Pedro Takao Yamamoto
Beneficiário:Vitor Hugo Beloti
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas hospedeiras   Greening (doença de planta)   Controle de pragas

Resumo

Atualmente, o controle da doença Huanglongbing (HLB) ou greening é baseado, principalmente, no controle químico do inseto vetor Diaphorina citri, realizado por meio de aplicações intensivas de produtos químicos, o que vem causando surto de pragas secundárias e eliminação dos inimigos naturais. Com esse trabalho, objetiva-se avaliar a possibilidade de utilização de curry (Murraya koenigii) como planta-isca para o manejo do psilídeo D. citri. Para isso, primeiramente será realizado teste de transmissão da bactéria Candidatus Liberibacter sp. para determinar se a planta de curry não é hospedeira da bactéria, posteriormente serão realizados: 1) seleção de inseticidas sistêmicos para uso em plantas de curry, determinado o período residual e eficiência; 2) teste de livre escolha, para verificar a preferência hospedeira para alimentação e oviposição de D. citri em plantas de curry com e sem brotação, e em relação a citros; 3) teste com plantio-isca, no qual serão instaladas plantas de curry em um talhão de citros, no qual as ruas de laranjeiras terminarão em uma cerca-viva. Ao longo do talhão, serão disponibilizadas armadilhas adesivas amarelas para amostragem do número de psilídeos que estarão ocorrendo na área. No meio da copa da planta de curry será colocada uma placa acrílica transparente contendo cola, para verificar a atratividade dessa planta. Além disso, conforme frequência de inspeção realizada pela propriedade será determinada a incidência de plantas com sintomas de HLB durante a condução do experimento. Posteriormente será determinada a distribuição espacial de plantas com sintomas de HLB e do psilídeo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELOTI, VITOR H.; ALVES, GUSTAVO R.; COLETTA-FILHO, HELVECIO D.; YAMAMOTO, PEDRO T. The Asian Citrus Psyllid Host Murraya koenigii Is Immune to Citrus Huanglongbing Pathogen `Candidatus Liberibacter asiaticus'. PHYTOPATHOLOGY, v. 108, n. 9, p. 1089-1094, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
BELOTI, V. H.; SANTOS, F.; ALVES, G. R.; BENTO, J. M. S.; YAMAMOTO, P. T. Curry leaf smells better than citrus to females of Diaphorina citri (Hemiptera: Liviidae). ARTHROPOD-PLANT INTERACTIONS, v. 11, n. 5, p. 709-716, OCT 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELOTI, Vitor Hugo. Utilização de Murraya koenigii como planta-isca visando o manejo do psilídeo Diaphorina citri (Hemiptera: Liviidae). 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.