Busca avançada
Ano de início
Entree

As imagens da escravidão urbana na corte: Semana Ilustrada (1860-1876)

Processo: 14/00216-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Solange Ferraz de Lima
Beneficiário:Bruna Oliveira Santiago
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escravidão   Periódicos   Caricaturas   Ilustração   Cultura visual   Século XIX   Rio de Janeiro (RJ)

Resumo

Este projeto consiste em uma proposição de dissertação sobre caricaturas que construíam a escravidão e/ou a figura do escravo, presentes na revista Semana Ilustrada, dirigida pelo prussiano Henrique Fleiuss. O periódico circulou no Rio de Janeiro entre 1860 e 1876 e é pioneiro no que se refere ao uso de imagens na imprensa. As novas tecnologias, associadas à demanda por imagens, incitaram o surgimento e posterior consolidação da imprensa ilustrada. A invenção e a popularização da fotografia evidenciavam uma sociedade ávida por imagens e que estava em pleno processo de transformação e elaboração de uma educação visual. Nesta pesquisa, pretende-se estabelecer uma reflexão sobre as imagens presentes no periódico Semana Ilustrada que se referem à escravidão ou ao escravo, a fim de entender a visão que se tinha sobre os escravos na sociedade oitocentista do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. O contexto brasileiro se revela peculiar, uma vez que se tratava de uma sociedade que se pretendia moderna, mas que convivia ainda com grande contingente de mão de obra escrava. Ao estudar essas imagens, descortina-se a cultura visual de um tempo emblemático para o Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTIAGO, Bruna Oliveira. Humor e artes gráficas: a representação do negro na revista Semana Ilustrada (1860-1876). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.