Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de nomeação automática rápida: evidências de validade para amostra de crianças brasileiras.

Processo: 13/21826-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Patrícia Botelho da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação neuropsicológica   Leitura

Resumo

A leitura proficiente depende de habilidades precursoras como a consciência fonológica e a nomeação automática rápida. A consciência fonológica é uma habilidade preditora de precisão da leitura, enquanto que as provas de nomeação rápida estão ligadas a velocidade de leitura e fluência. O efeito preditivo dessas habilidades são dependentes da regularidade ortográfica da língua, sendo que a nomeação rápida automática estaria menos restrita a esse aspecto. Nomeação rápida é um processo complexo e requer a combinação de habilidades cognitivas como atenção, processos perceptuais, memória lexical e articulação. Assim, provas de nomeação rápida podem ser usadas com finalidade preditiva de aprendizagem de leitura, bem como e instrumentos diagnósticos. O objetivo desse estudo é buscar evidencias de validade da versão brasileira do teste de Nomeação Automática Rápida, bem como verificar seu efeito preditivo em habilidades de leitura nas crianças avaliadas em 2013. Participarão do estudo crianças já avaliadas em estudo anterior, bem como outras crianças de escola pública. Serão aplicados os seguintes testes: nomeação automática rápida já adaptado para o português brasileiro; testes de leitura e escrita; consciência fonológica; precisão fonoarticulatória; atenção e inteligência e o teste de. Para verificar evidências de validade do instrumento, serão conduzidas análises de variância tendo idades, gênero e tipo de escola como variáveis independentes. Além disso, serão realizadas correlações entre os testes e análises de Regressão Linear para verificar o valor preditivo da Tarefa de Nomeação Rápida automática para a habilidade de leitura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PATRICIA B.; UEKI, KAREN; OLIVEIRA, DARLENE G.; BOGGIO, PAULO S.; MACEDO, ELIZEU C. Early Stages of Sensory Processing, but Not Semantic Integration, Are Altered in Dyslexic Adults. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 7, APR 21 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.