Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do efeito imediato da TENS e da terapia manual laríngea em mulheres disfônicas

Processo: 13/20557-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Kelly Cristina Alves Silverio
Beneficiário:Mariana de Cássia Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Estimulação elétrica nervosa transcutânea   Qualidade da voz   Voz   Distúrbios da voz

Resumo

Este estudo clínico tem como objetivos: 1. avaliar o efeito imediato da aplicação da TENS de baixa frequência na dor musculoesquelética, qualidade vocal e sensações autorreferidas de indivíduos com disfonia funcional ou organofuncional; 2. avaliar o efeito imediato da aplicação da Terapia Manual Laríngea na dor musculoesquelética, qualidade vocal e sensações autorreferidas de mulheres com disfonia funcional ou organofuncional; 3. comparar o efeito imediato da aplicação da TENS com o efeito da aplicação da Terapia Manual Laríngea na dor musculoesquelética, qualidade vocal e sensações autorreferidas de mulheres com disfonia funcional ou organofuncional. Serão estudadas 30 mulheres adultas, com idades entre 18 e 45 anos, subdivididas em: Grupo 1 (G1) - 15 mulheres disfônicas submetidas a aplicação da TENS e Grupo 2 (G2) - 15 mulheres disfônicas submetidas a aplicação da Terapia Manual Laríngea - TML. Após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderão questões sobre idade, profissão, possíveis sintomas vocais e laríngeos e sintomas de dor musculoesquelética na região cervical e laríngea. Depois, passarão por registro vocal com emissão da vogal /a/, contagem de 1 a 20 e fala espontânea por 30 segundos, para posterior análise perceptivo-auditiva e acústica; mensuração das medidas fonatórias (mensuração dos tempos máximos de fonação das vogais /a/, /i/ e /u/, relação s/z e contagem). Em seguida, serão sorteadas para participarem do G1 ou G2. O G1 passará por TENS por vinte minutos, com os indivíduos na posição em decúbito dorsal, com os parâmetros de pulso quadrático bifásico simétrico, fase de 200 ms, freqüência de 10 Hz e intensidade no limiar motor, com eletrodos posicionados sobre as áreas de dor no músculo trapézio - fibras superiores, bilateralmente, e na região submandibular, também bilateralmente. O G2 passará por TML que será aplicada por 20 minutos, com o indivíduo sentado confortavelmente. O terapeuta ficará atrás do indivíduo e iniciará a massagem nos músculos esternocleidomastóideos, supra-hióideos e laringe, bilateralmente, com movimentos descendentes circulares, amassamento e alongamento em cada grupo muscular. Imediatamente após a aplicação dos recursos TENS ou TML, os mesmos procedimentos de avaliação inicial serão repetidos. Os dados serão analisados estatisticamente por meio de testes paramétricos, a fim de comparar os dados pré e pós aplicação dos recursos, bem como comparar os grupos estudados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO CONDE, MARIANA DE CASISA; DONALONSO SIQUEIRA, LARISSA THAIS; VENDRAMINI, JOSE EDUARDO; BRASOLOTTO, ALCIONE GHEDINI; DE JESUS GUIRRO, RINALDO ROBERTO; ALVES SILVERIO, KELLY CRISTINA. Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (TENS) and Laryngeal Manual Therapy (LMT): Immediate Effects in Women With Dysphonia. JOURNAL OF VOICE, v. 32, n. 3 MAY 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.