Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem genética para simular a persistência de populações de espécies arbóreas reintroduzidas em plantios de restauração de florestas tropicais

Processo: 14/01364-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Maria Imaculada Zucchi
Beneficiário:Patricia Sanae Sujii
Supervisor no Exterior: Patrick M. A. James
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Montréal, Canadá  
Vinculado à bolsa:12/03246-8 - Diversidade, estrutura genética e sistema reprodutivo em Centrolobium tomentosum Guillem ex. Bentham (Fabaceae) visando subsidiar enriquecimento genético em áreas de restauração florestal, BP.DR
Assunto(s):Genética populacional

Resumo

Um número crescente de projetos de restauração e ações de manejo vêm sendo desenvolvidos com intuito de conservar e recuperar florestas. Recentemente, alguns desses projetos têm incluído um esforço de introduzir nessas áreas uma alta diversidade de espécies, assim como alta diversidade genética intraespecífica. Entretanto, existe uma falta de conhecimento a respeito dos efeitos da diversidade genética para eficácia dos projetos. Além disso, não é viável fazer experimentos para testar os efeitos de diferentes métodos, pois isso demanda tempo, tem custo elevado e é difícil controlar as variáveis ambientais. Assim, o uso de simulações computacionais e modelagem podem ajudar a preencher essa lacuna de conhecimento. Este projeto tem como objetivo simular a persistência de populações de uma espécie arbórea em plantios de áreas de restauração de florestas tropicais, utilizando uma abordagem genética. Vamos desenvolver um modelo baseado em indivíduo para simular populações de Centrolobium tomentosum em áreas de restauração. Este modelo permitirá estimar o número mínimo de matrizes a partir das quais é necessário recolher sementes para restaurar as áreas; estimar a diversidade genética inicial mínima necessária para manutenção da população a longo prazo; e entender como a distribuição espacial dos indivíduos afeta o sucesso de um projeto de restauração. Vamos escrever os scripts para o programa de simulação em R. Os dados para a construção do modelo serão obtidos a partir de uma área restaurada em torno do Reservatório de água do município de Iracemápolis (23 anos de idade) e vamos validar o programa usando os dados de outra área em processo de restauração ao longo do rio Jaguari(55 anos). Este modelo vai ajudar a melhorar projetos de restauração e de manejo, reduzindo o custo dos projetos. Além disso, estudos de simulação associados com dados de campo podem apoiar as discussões sobre leis e políticas públicas para a restauração florestal, uma vez que podem determinar limitações importantes na persistência de populações reintroduzidas. Assim, podendo indicar alterações necessárias nas práticas realizadas para o cumprimento da lei ou com financiamentos públicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCCHI, MARIA I.; SUJII, PATRICIA S.; MORI, GUSTAVO M.; VIANA, JOAO P. G.; GRANDO, CAROLINA; SILVESTRE, ELLIDA DE AGUIAR; SCHWARCZ, KAISER D.; MACRINI, CAMILA M.; BAJAY, MIKLOS M.; ARAUJO, FABIANO L.; SIQUEIRA, MARCOS V. B. M.; ALVES-PEREIRA, ALESSANDRO; DE SOUZA, ANETE P.; PINHEIRO, JOSE B.; RODRIGUES, RICARDO R.; BRANCALION, PEDRO H. S. Genetic diversity of reintroduced tree populations in restoration plantations of the Brazilian Atlantic Forest. RESTORATION ECOLOGY, v. 26, n. 4, p. 694-701, JUL 2018. Citações Web of Science: 1.
SCHWARCZ, KAISER DIAS; SILVESTRE, ELLIDA DE AGUIAR; DE CAMPOS, JAQUELINE BUENO; SUJII, PATRICIA SANAE; GRANDO, CAROLINA; TRINDADE MACRINI, CAMILA MENEZES; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; PINHEIRO, JOSE BALDIN; SANTIN BRANCALION, PEDRO HENRIQUE; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO; ZUCCHI, MARIA IMACULADA. Shelter from the storm: Restored populations of the neotropical tree Myroxylon peruiferum are as genetically diverse as those from conserved remnants. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 410, p. 95-103, FEB 15 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.