Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação nanopartícula-bactéria através da funcionalização superficial dè estruturas nanométricas

Processo: 14/01241-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 07 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mateus Borba Cardoso
Beneficiário:Maiara Emer
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/22433-1 - Funcionalização superficial de nanopartículas de sílica para melhorar penetração e tratamento de biofilmes, BE.EP.IC
Assunto(s):Nanopartículas   Interação   Bactérias   Materiais nanoestruturados   Sílica

Resumo

O presente projeto tem o intuito de sintetizar nanopartículas de sílica (SiO2NPs) e modificá-las superficialmente com distintos grupamentos químicos (mercapto, glicidil, isocianato, amino e feniletil) com o objetivo de entender como os diferentes grupos funcionais favorecem a interação das nanopartículas com o envelope de diferentes bactérias. A modificação das SiO2NPs com os diferentes grupos funcionais visa o entendimento de como a interação nanopartícula-bactéria pode ser potencializada, vislumbrando a utilização dos efeitos superficiais em materiais avançados. As nanopartículas formadas serão caracterizadas por espalhamento de raios-X a baixos ângulos (SAXS), isotermas de adsorção/dessorção de nitrogênio, microscopia eletrônica de transmissão (MET) e análise termo-gravimétrica (TGA). A eficiência da modificação e funcionalização das SiO2NPs será monitorada por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) bem como por potencial zeta. Experimentos de incubação com as bactérias Escherichia coli (gram-negativa) e Staphylococcus aureus (gram-positiva) serão realizados. Alíquotas do material incubado (nanopartículas + bactérias) serão analisadas por microscopia eletrônica de varredura em diferentes intervalos de tempo com o intuito de investigar o efeito da funcionalização das nanopartículas frente a interação com os diferentes tipos de bactérias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMER, MAIARA; CARDOSO, MATEUS BORBA. Biomolecular corona formation: nature and bactericidal impact on surface-modified silica nanoparticles. JOURNAL OF MATERIALS CHEMISTRY B, v. 5, n. 40, p. 8052-8059, OCT 28 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.