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Desenvolvimento de um jogo educativo aberto sobre segurança do paciente para ensino profissionalizante de enfermagem

Processo: 14/02928-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silvia Helena Zem-Mascarenhas
Beneficiário:Aline Natalia Domingues
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino profissional e técnico   Inovações tecnológicas   Jogos educativos   Segurança do paciente   Pesquisa educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Enfermagem | Informática | jogo sério | Segurança do Paciente | Enfermagem em Gerenciamento

Resumo

A segurança do paciente é um tema de relevância no contexto assistencial, tornando-se um assunto prioritário na área de saúde. A garantia de um cuidado seguro e livre de iatrogenias envolve esforços de todo um sistema, que deve ser introduzido desde o início na formação dos profissionais, abrangendo no processo de ensino e aprendizagem a questão da segurança do paciente. O avanço tecnológico dos últimos anos propicia a inserção de novos aplicativos e equipamentos no contexto educacional, entre eles o serious games e uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Tem como objetivo desenvolver um jogo educativo aberto para cursos profissionalizantes em enfermagem utilizando tecnologias de informação sobre segurança do paciente. Trata-se de uma pesquisa exploratória, não-experimental e aplicada com desenvolvimento tecnológico. Os dados obtidos serão analisados quantitativamente por estatística descritiva, avaliados e analisados à luz da teoria sobre a temática do estudo. Pretende-se construir um recurso educacional voltada ao ensino profissionalizante de enfermagem e disponibilizada por meio de um serious games com o auxílio de REA. A concepção deste recurso possibilitará a utilização de uma nova estratégia para o processo de ensino e aprendizagem no contexto da segurança do paciente.

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