Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios e oportunidades do uso de eucalipto como espécie pioneira comercial na restauração florestal

Processo: 14/02070-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 04 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Pedro Henrique Santin Brancalion
Beneficiário:Nino Tavares Amazonas
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50718-5 - Restauração ecológica de florestas ciliares, de florestas nativas de produção econômica e de fragmentos florestais degradados (em APP e RL), com base na ecologia de restauração de ecossistemas de referência, visando testar cientificamente os preceitos do Novo Código Florestal Brasileiro, AP.BTA.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):16/07498-2 - Uso de plantações mistas para restaurar florestas tropicais nativas: de uma compreensão da dinâmica de crescimento baseada em processos ao desenvolvimento de ferramentas e sua aplicação e implementação, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecofisiologia vegetal   Conservação dos recursos naturais   Eucalipto

Resumo

A restauração ecológica é vista como uma prioridade global para a conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos e desenvolvimento sustentável, mas ainda é uma ciência nova e emergente. As demandas por conhecimento nessa área são urgentes, como acontece com nova lei florestal do Brasil, que modificou recentemente o antigo Código Florestal e trouxe mudanças de grandes implicações sem sustentação científica, como a autorização do cultivo intercalar permanente de espécies nativas e exóticas na restauração florestal da Reserva Legal de todas as propriedades rurais ou mesmo das Áreas de Preservação Permanente de pequenas propriedades. Para contribuir com o conhecimento sobre os impactos dessa autorização e, ao mesmo tempo, tentar superar o obstáculo econômico que impede a restauração em larga escala no Brasil, esse projeto está voltado à investigação das vantagens e desafios da adoção de modelos econômicos de restauração florestal que utilizam eucalipto como espécie pioneira comercial. Nosso objetivo é avaliar os impactos positivos e negativos do consórcio do eucalipto como espécie "pioneira comercial" com as espécies nativas em plantios para restauração florestal. Nós compararemos árvores em consórcio e em plantios de restauração tradicionais em três áreas experimentais localizadas na região costeira dos estados do Espírito Santo e da Bahia, nas quais serão avaliados o crescimento das espécies e os mecanismos ecofisiológicos da competição por água e por luz, em uma dessas áreas. O inventário florestal fornecerá dados de crescimento das árvores e permitirá avaliar indiretamente os efeitos da competição, bem como o potencial de retorno econômico. Por sua vez, a investigação de parâmetros ecofisiológicos, através do uso da água e do uso da luz pelas espécies, permitirá avaliar diretamente a competição e compreender os processos ecológicos que causam as diferenças de crescimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMAZONAS, NINO TAVARES; FORRESTER, DAVID I.; OLIVEIRA, RAFAEL SILVA; BRANCALION, PEDRO H. S. Combining Eucalyptus wood production with the recovery of native tree diversity in mixed plantings: Implications for water use and availability. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 418, n. SI, p. 34-40, JUN 1 2018. Citações Web of Science: 2.
AMAZONAS, NINO TAVARES; FORRESTER, DAVID I.; SILVA, CARINA CAMARGO; ALVES ALMEIDA, DANILO ROBERTI; RODRIGUES, RICARDO RIBEIRO; BRANCALION, PEDRO H. S. High diversity mixed plantations of Eucalyptus and native trees: An interface between production and restoration for the tropics. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 417, p. 247-256, MAY 15 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Plantações mistas de alta diversidade no Brasil: Eucalyptus intercalado com espécies arbóreas nativas. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.