Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxoptera citricida (Kirkaldy) (Hemiptera: Aphidae) e sua interação com simbiontes secundários

Processo: 14/12067-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de agosto de 2014
Vigência (Término): 06 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Fernando Luis Cônsoli
Beneficiário:Aline Sartori Guidolin
Supervisor no Exterior: Frederic Francis
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Liège (ULg), Bélgica  
Vinculado à bolsa:12/04287-0 - Toxoptera citricida (Kirkaldy) (Hemiptera: Aphidae): seus simbiontes e interações com simbiontes secundários, BP.DR

Resumo

Bactérias simbiontes são amplamente distribuídas entre os insetos, estes podem ter sua biologia e ecologia afetadas por interações com simbiontes. Buchnera aphidicola, simbionte primário de pulgão, afeta o metabolismo do hospedeiro fornecendo aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo hospedeiro, nem são adquiridos a partir da dieta. Assim, também é esperado que simbiontes facultativos causem modificações nas proteínas e metabólitos do hospedeiro, como as alterações observadas na saliva dos pulgões em relação a adaptabilidade à planta hospedeira ou à resposta ao estresse. No entanto, pouco se sabe sobre as mudanças no proteoma do hospedeiro que são induzidas por simbiontes facultativos. Spiroplasma é um simbionte facultativo associado a pulgões, porém muito pouco se sabe sobre a associação pulgão-Spiroplasma e sobre os efeitos desse simbionte nas interações multitróficas de seu hospedeiro. Toxoptera citricida é o principal vetor do vírus da tristeza dos citros (CTV), e apresentou Spiroplasma nas nossas investigações iniciais. Por isso, esse projeto visa analisar as possíveis mudanças causadas pela infecção com Spiroplasma no perfil proteômico de T. citricida, com o objetivo de encontrar proteínas que podem estar relacionadas com as mudanças na biologia do hospedeiro e na utilização da planta hospedeira, além de proteínas relacionadas com o potencial deste inseto como vetor de vírus de plantas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIDOLIN, ALINE SARTORI; CATALDI, THAIS REGIANI; LABATE, CARLOS ALBERTO; FRANCIS, FREDERIC; CONSOLI, FERNANDO LUIS. Spiroplasma affects host aphid proteomics feeding on two nutritional resources. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, FEB 6 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.