Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da fertilização nitrogenada acumulada em solos cultivados com cana-de-açúcar (Saccharum spp.)

Processo: 14/02604-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rafael Otto
Beneficiário:Thales Meinl Schmiedt Sattolo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adubos   Adubação   Fertilização   Cana-de-açúcar   Saccharum

Resumo

Os fertilizantes nitrogenados desempenham importante função na nutrição e aumento da produtividade de diversas culturas, com destaque para a cana-de-açúcar. A aplicação dos fertilizantes nitrogenados provoca série de alterações nas propriedades químicas e biológicas devido a sua participação nos diversos processos microbiológicos do solo, principalmente relacionados ao ciclo do C e do N. Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da aplicação acumulada de fertilizantes nitrogenados, nas formas minerais e orgânica, nos processos de transformação do nitrogênio do solo e no estoque de carbono e nitrogênio a longo prazo. Amostras de solo serão coletadas em 2 experimentos instalados em 2010 e 2011 nos quais foi adotado o delineamento estatístico casualizado em blocos com 6 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos aplicados na implantação dos experimentos e reaplicados anualmente foram T1 (controle, sem adubação nitrogenada); T2 adubação com composto orgânico (100 kg ha-1 N); T3, T4, T5 e T6 com doses de 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 N, respectivamente. Foram realizadas amostragens anuais de solo nestes experimentos nas camadas de 0 a 20 e 20 a 40 cm, nas quais serão analisadas a variação em parâmetros da fertilidade do solo e do conteúdo de N orgânico hidrolisável (ISNT). Visando avaliar detalhadamente o efeito das fertilizações nitrogenadas nos processos de transformação do N no solo, em 2014 serão coletadas amostras até 1,0 m de profundidade, nas quais serão determinados os teores de C orgânico, N total e N mineral (N-NH4+ e N-NO3- + N-NO2-), assim como a densidade do solo. Estas amostras serão também utilizadas em experimento de incubação em laboratório, avaliando o potencial de mineralização do N do solo e os processos microbiológicos por meio de avaliações da biomassa microbiana e respiração basal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOSCHIERO, BEATRIZ N.; MARIANO, EDUARDO; TORRES-DORANTE, LUIS O.; SATTOLO, THALES M. S.; OTTO, RAFAEL; GARCIA, PEDRO L.; DIAS, CARLOS T. S.; TRIVELIN, PAULO C. O. Nitrogen fertilizer effects on sugarcane growth, nutritional status, and productivity in tropical acid soils. NUTRIENT CYCLING IN AGROECOSYSTEMS, v. 117, n. 3 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATTOLO, Thales Meinl Schmiedt. Adubação nitrogenada em cana-de-açúcar: efeitos na fertilidade do solo, transformações microbianas e estoques de carbono e nitrogênio. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.