Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de compostos intermetálicos na forma monocristalina e nanométrica

Processo: 13/21457-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Pascoal Jose Giglio Pagliuso
Beneficiário:Dina Tobia
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04870-7 - Estudos de novos materiais complexos e avançados, AP.TEM

Resumo

O objetivo principal deste projeto é a síntese e a caracterização de novos materiais complexos e avançados, concentrando-se principalmente nas seguintes classes: i) Novos materiais supercondutores à base de FeAsii) Nanofios de materiais tipo férmions pesados e compostos relacionados. A partir da experiência do grupo hospedeiro deste projeto na Unicamp na síntese de monocristais do sistema BaFe2As2 puro e dopado, pretende-se otimizar os métodos para a fabricação de monocristais de outras famílias como, por exemplo, AFe2As2 (com A = Sr, Ca) e (Ba,Li)Fe2As2. Neste contexto, a meta principal é contribuir ao entendimento microscópico da intrigante relação entre magnetismo e supercondutividade não-convencional encontrada nestes sistemas. Por outro lado, com a finalidade de estudar o papel da baixa-dimensionalidade em sistemas tipo férmions pesados e compostos relacionados, pretende-se sintetizar nanofios monocristalinos da série RIn3 e RMIn5 (M= Rh, Ir ou Co; R=terra rara).Para se estudar as propriedades eletrônicas, estruturais, magnéticas, de transporte e termodinâmicas desses sistemas, serão realizados experimentos de difração de pó de raios-X, resistividade, magnetização, susceptibilidade magnética e calor específico. Posteriormente, amostras selecionadas serão investigadas por técnicas mais específicas, tales como ressonância de spin eletrônico (ESR) e, quando possível/necessário, absorção e ou fluorescência de raios-X (XANES, EXAFS, EDS) e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Estes estudos serão realizados principalmente nas instalações do Laboratório de Propriedades Óticas e Magnéticas de Sólidos (GPOMS) na UNICAMP, e quando necessário, em colaboração com pesquisadores do LNLS.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA, K. O.; PIROTA, K. R.; BERON, F.; JESUS, C. B. R.; ROSA, P. F. S.; TOBIA, D.; PAGLIUSO, P. G.; DE LIMA, O. F. Superconducting Properties in Arrays of Nanostructured beta-Gallium. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, NOV 10 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.