Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do córtex pré-frontal em tarefa de interação social

Processo: 13/24274-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Ana Paula Gonçalves Donate
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuromodulação

Resumo

A dor social é a dor referente à ameaça de perda ou rompimento de um laço social e o ostracismo é um tipo de dor social que se caracteriza por ser o ato de ignorar ou excluir alguém de um grupo ou relação. Em PIBIC financiado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, desenvolvemos uma tarefa de indução de ostracismo por meio de uma sala de bate-bapo. Os dados obtidos mostraram que essa tarefa foi capaz de induzir efeitos significativos na percepção de exclusão, dor, tristeza, significado de existência e pertencimento quando comparados os participantes que ficaram no grupo de ostracismo versus aqueles do grupo de inclusão. Em PIBIC em andamento e com término para Fevereiro de 2014, estamos avaliando os efeitos neuromodulatórios da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em córtex pré-frontal dorsolateral nas reações emocionais e comportamentais após a participação na sala de bate-papo. A presente proposta apresentada à FAPESP busca investigar os efeitos neuromodulatórios da ETCC em outra estrutura cortical: córtex pré-frontal ventrolateral. Este projeto insere-se em projeto intitulado "Modulação da Dor Social - Experimentos com estimulação cerebral, eletrofisiologia e respostas comportamentais" aprovado no Edital Universal do CNPq sob coordenação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Boggio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES DONATE, ANA PAULA; MARQUES, LUCAS MURRINS; LAPENTA, OLIVIA MORGAN; ASTHANA, MANISH KUMAR; AMODIO, DAVID; BOGGIO, PAULO SERGIO. Ostracism via virtual chat room-Effects on basic needs, anger and pain. PLoS One, v. 12, n. 9 SEP 6 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.