Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do selante de fibrina derivado do veneno de serpente como arcabouço biológico de células tronco mesenquimais (CTMs) em falhas ósseas produzidas no fêmur de ratas com osteoporose

Processo: 14/06001-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rui Seabra Ferreira Junior
Beneficiário:Patricia Rodrigues Orsi
Instituição-sede: Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP). Centro Virtual de Toxinologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoporose   Células-tronco mesenquimais   Venenos de serpentes   Adesivo tecidual de fibrina

Resumo

O uso de células tronco no reparo tecidual tem evoluído progressivamente e esta terapia tende a melhorar a habilidade ou mesmo substituir a capacidade reparadora do tecido ósseo, quando houver falha parcial ou completa no mecanismo de reparação. Na regeneração tecidual, um biomaterial pode promover o ambiente necessário para a diferenciação celular e definir a forma final do tecido regenerado. Estudos com células tronco mesenquimais (CTMs) de pacientes com osteoporose, tem mostrado que esta doença está associada com uma redução da proliferação de CTMs e diferenciação osteogênica, e a injeção local de CTMs pode melhorar a recuperação da estrutura óssea de locais com osteoporose.Uma maneira de evitar perda celular após a aplicação de CTMs no local da lesão é por meio da utilização de arcabouços associados às CTMs. A possibilidade da utilização de um Selante de Fibrina, cujo fator polimerizador é derivado do veneno de serpente, abre uma importante opção clínico-cirúrgica. Além disso, este selante apresenta vantagens em relação aos convencionais disponíveis no mercado, como a não utilização de sangue humano em sua composição e a possibilidade de formulação personalizada à necessidade da cirurgia, levando-se em conta o tempo de coagulação. Com base no exposto os objetivos do presente projeto são: (A) Coletar e cultivar in vitro CTMs a partir da medula óssea de ratos; (B) Caracterizar as CTMs com marcadores de superfícies; (C) Analisar a capacidade de diferenciação das CTMs em linhagem osteogênica; (D) Realizar o ensaio de citotoxicidade do Selante de Fibrina in vitro; (E) Avaliar a biodegradabilidade in vitro do Selante de Fibrina; (F) Avaliar a combinação do Selante de Fibrina com CTMs e diferenciadas na linhagem osteogênica, para o tratamento da osteoporose, após um defeito crítico no fêmur de ratas; (G) Investigar os níveis séricos do estrógeno, cálcio, osteocalcina e bioquímicos da fosfatase alcalina dos animais com osteoporose, após um defeito crítico no fêmur de ratas; (H) Realizar análise por tomografia microcomputadorizada do fêmur dos animais com osteoporose, após um defeito crítico no fêmur de ratas; (I) Avaliar a regeneração óssea do fêmur das ratas com osteoporose, após um defeito crítico no fêmur de ratas, por meio de análise histológica, bem como por microscopia eletrônica de varredura e de transmissão; (J) Avaliar o crescimento e a viabilidade das CTMs e diferenciadas na ferida cirúrgica dos animais com osteoporose, após um defeito crítico no fêmur de ratas por análise imunohistoquímica. Todos os resultados serão expressos como média ± erro padrão da média. Diferenças entre as médias serão testadas por Análise de Variância (ANOVA) seguida por testes de significância. Dados descontínuos serão analisados pelo teste X2. Significância estatística será considerada para valores de P< 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORSI, PATRICIA RODRIGUES; LANDIM-ALVARENGA, FERNANDA CRUZ; JUSTULIN, JR., LUIS ANTONIO; KANENO, RAMON; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; DOS SANTOS, DANIELA CARVALHO; ZORZELLA CRESTE, CAMILA FERNANDA; OBA, EUNICE; MAIA, LEANDRO; BARRAVIERA, BENEDITO; FERREIRA, JR., RUI SEABRA. A unique heterologous fibrin sealant (HFS) as a candidate biological scaffold for mesenchymal stem cells in osteoporotic rats. STEM CELL RESEARCH & THERAPY, v. 8, SEP 29 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.