Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da hipóxia na fase final da incubação sobre as estruturas pulmonares pós eclosão em pintainhos de frangos de corte

Processo: 14/01861-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Kênia Cardoso Bícego
Beneficiário:Lara do Amaral Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estereologia   Fisiologia

Resumo

Existem muitas evidencias na literatura a respeito dos efeitos da hipóxia durante diferentes fases da incubação sobre o desenvolvimento de órgãos e do metabolismo energético de pintainhos recém-eclodidos. Nenhum desses trabalhos, no entanto, verificou o efeito da hipóxia durante a fase final do desenvolvimento pré-natal de aves, em que ocorre maturação do sistema respiratório, sobre a morfologia dos pulmões após a eclosão. Sendo assim, no presente estudo será utilizada a técnica de estereologia para verificar o efeito da exposição à hipóxia (15% O2) na terceira semana de incubação sobre a estrutura do sistema pulmonar de frangos de corte de 1 e 10 dias pós-eclosão. Para isso serão incubados ovos férteis de matrizes da linhagem Cobb 500 de maneira seriada até que se completem as coletas de pulmões de cada repetição. Os grupos serão divididos em normóxia (Nx) durante todo o tempo da incubação e hipóxia dos 12 aos 18 dias de incubação (HxF), sendo a estrutura pulmonar avaliada no primeiro e no décimo dias pós-eclosão. Será utilizada a técnica de estereologia para determinar a estrutura e o volume pulmonar. Para isso os animais serão eutanasiados, os pulmões fixados e o volume será determinado pela técnica de Cavalieri. Serão retirados cubos de 2/2mm do pulmão de cada repetição, os quais serão emblocadas em resina e cortados para microscopia de luz e eletrônica de transmissão (cortes sequenciais com ângulos crescentes) seguido pela fotomicrografia que possibilitará medidas quantitativas como volume das estruturas e quantificar a barreira e a superfície para trocas gasosas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO AMARAL-SILVA, LARA; LAMBERTZ, MARKUS; ZARA, FERNANDO JOSE; KLEIN, WILFRIED; GARGAGLIONI, LUCIANE HELENA; BICEGO, KENIA CARDOSO. Parabronchial remodeling in chicks in response to embryonic hypoxia. Journal of Experimental Biology, v. 222, n. 10 MAY 2019. Citações Web of Science: 0.
DO AMARAL-SILVA, LARA; SCARPELLINI, CAROLINA DA S.; TORO-VELASQUEZ, PAULA ANDREA; FERNANDES, MARCIA H. M. R.; GARGAGLIONI, LUCIANE H.; BICEGO, KENIA C. Hypoxia during embryonic development increases energy metabolism in normoxic juvenile chicks. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 207, p. 93-99, MAY 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Lara do Amaral. Remodelamento estrutural do tecido parabronquial de pintinhos em resposta à hipóxia durante o desenvolvimento fetal. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.