Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de fontes de Saccharomyces cerevisiae na redução da excreção de Aflatoxina M1 no leite de vacas leiteiras

Processo: 14/04027-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Humberto Corassin
Beneficiário:Bruna Leonel Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Micotoxinas   Saccharomyces cerevisiae   Aflatoxina M1   Leite   Vacas leiteiras   Leveduras

Resumo

O projeto tem por finalidade avaliar o efeito da adição de biomassa de Saccharomyces cerevisiae (SC) resultante da fermentação alcoólica em rações sobre o desempenho de vacas leiteiras intoxicadas com AFB1. Os resíduos da fermentação alcoólica contendo SC serão obtidos em usinas produtoras de etanol e uma cervejaria, localizadas em Araras e Pirassununga/SP. Será realizado um ensaio preliminar in vitro para avaliação da capacidade de remoção da AFB1 pelas diferentes fontes de SC em solução tampão fosfato salina a 25ºC. O experimento in vivo será conduzido utilizando-se 30 vacas leiteiras multíparas. As vacas serão distribuídas aleatoriamente em arranjo fatorial 5 x 2, correspondendo a dois níveis (0 e 200 mg/kg) de incorporação de AFB1 às rações e dois níveis (0 e 2 x 1010 células de SC para cada 5,0 µg de AFB1) de incorporação de biomassa seca de levedura (levedura de cana de açúcar seca e inativada, levedura autolizada, parede celular e resíduo de cervejaria parcialmente desidratado). O estudo será realizado nas instalações do setor de Bovinocultura do Campus da USP em Pirassununga. Diariamente serão avaliadas a produção e composição do leite (determinação e quantificação de AFM1 e concentrações de gordura e proteína), além da produtividade dos animais. Os resultados do experimento serão submetidos à análise de variância, utilizando-se para a comparação entre as médias, quando aplicável, o teste de LSD (Least Significant Difference) de Fisher, adotando-se ± = 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, B. L.; GONCALVES, J. L.; ROSIM, R. E.; CAPPATO, L. P.; CRUZ, A. G.; OLIVEIRA, C. A. F.; CORASSIN, C. H. Effects of different sources of Saccharomyces cerevisiae biomass on milk production, composition, and aflatoxin M-1 excretion in milk from dairy cows fed aflatoxin B-1. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 7, p. 5701-5708, JUL 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.