Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas de sílica funcionalizadas com base de Schiff

Processo: 14/04907-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Marques de Lima
Beneficiário:João Antonio Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Bases de Schiff   Processo sol-gel   Materiais híbridos   Silício

Resumo

A nanociência/tecnologia tem rapidamente permeado por áreas importantes da sociedade e atraído atenção dos pesquisadores. Síntese de nanopartículas de sílica tem sido uma área de investigação bastante atrativa devido ao seu grande potencial de aplicação em indústrias e produtos farmacêuticos. Assim um alvo de estudos de muito interesse é a síntese e funcionalização de nanopartículas de sílica, o que permite a obtenção de compostos híbridos que são preparados pela combinação de componentes orgânicos e inorgânicos. Esses híbridos apresentam uma larga faixa de aplicações como sensores químicos, sistemas ópticos, biomaterias, catálise, revestimentos, cromatografias, imageamento celular, compósitos, etc. Isto é possível porque a junção da parte orgânica com a inorgânica proporciona aos materiais uma grande estabilidade química e térmica e excelentes propriedades ópticas. O átomo de silício forma ligação covalente bastante estável com o átomo de carbono orgânico proporcionando a ancoragem de qualquer função orgânica na superfície da partícula de sílica permitindo a funcionalização de diversas formas. Neste trabalho focaremos na obtenção de nanopartículas de sílica pelo método sol-gel e em sua funcionalização com um alcóxido de silício para a formação de um grupo quelante em sua superfície. Essas partículas podem ser a base para novos materiais multifuncionais, permitindo a complexação em sua superfície de íons terras raras ou metais de transição. Nosso objetivo é estabelecer um protocolo para síntese da sílica e funcionalização com um agente quelante do tipo base de Schiff, HSalenSi/Sílica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JOAO A. O.; MUTTI, ALESSANDRA M. G.; BISPO-JR, AIRTON G.; PIRES, ANA M.; LIMA, SERGIO A. M. Red-Emitting Hybrid Based on Eu3+-dbm Complex Anchored on Silica Nanoparticles Surface by Carboxylic Acid for Biomarker Application. MATERIALS, v. 13, n. 23 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.