Busca avançada
Ano de início
Entree

Microbioma do trigo: comparação e caracterização de espécies ancestrais e cultivares modernas

Processo: 14/04099-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rodrigo Mendes
Beneficiário:Maike Rossmann
Instituição-sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia microbiana   Rizosfera

Resumo

A atual tendência a uma agricultura sustentável está intimamente relacionada à redução no uso de nutrientes minerais e pesticidas, e no desenvolvimento de cultivares e sistemas de cultivo produtivos, entretanto, a baixos custos ambientais. Organismos presentes na rizosfera podem ter profundos efeitos no crescimento, nutrição e saúde das plantas, além de poder afetar direta e/ou indiretamente a composição e a biomassa de comunidades de plantas. Estudos tem mostrado que o melhoramento de espécies cultivadas, assim como o uso de práticas de manejo como preparo e fertilização, pode ter selecionado contra características de plantas que são essenciais para o estabelecimento de micro-organismos benéficos na rizosfera. Em vista disso, o presente projeto propõe estudar a diversidade e a identidade de comunidades microbianas benéficas e antagônicas, presentes na rizosfera e na endosfera de sementes e raízes de trigo (Triticum aestivum), de cultivares modernas e comparar com o microbioma de seus progenitores originais. O acoplamento de abordagens tradicionais com técnicas avançadas de sequenciamento será utilizado visando obter-se novas perspectivas para o entendimento da vida microbiana rizosférica e endofítica de sementes e raízes de trigo. As cultivares de trigo utilizadas neste estudo serão disponibilizadas pelo Banco de Germoplasma do Rothamsted Research e colaboradores ligados ao BBSRC, UK. Iniciativas como esta são necessárias para promover e incentivar o desenvolvimento de novas abordagens visando melhorar o crescimento e a saúde das plantas e, assim, intensificar a produção de biomassa com sustentabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSMANN, MAIKE; PEREZ-JARAMILLO, JUAN E.; KAVAMURA, VANESSA N.; CHIARAMONTE, JOSIANE B.; DUMACK, KENNETH; FIORE-DONNO, ANNA MARIA; MENDES, LUCAS W.; FERREIRA, MARCIA M. C.; BONKOWSKI, MICHAEL; RAAIJMAKERS, JOS M.; MAUCHLINE, TIM H.; MENDES, RODRIGO. Multitrophic interactions in the rhizosphere microbiome of wheat: from bacteria and fungi to protists. FEMS MICROBIOLOGY ECOLOGY, v. 96, n. 4 APR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.