Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiência dos diretores e desempenho dos alunos: uma comparação entre gestores escolares dos Estados Unidos e do Brasil

Processo: 14/08895-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Jéssica Gagete Miranda
Supervisor no Exterior: Marcos A. Rangel
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Duke University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/20768-0 - Rotatividade de diretores e desempenho da escola, BP.MS
Assunto(s):Educação   Economia da educação

Resumo

Apesar de alguns progressos recentes em nossa compreensão da importância dos diretores para a aprendizagem dos alunos nas escolas públicas, ainda há muito a se explorar nessa área. O presente estudo visa preencher essa lacuna, concentrando-se no impacto da experiência de um diretor sobre o desempenho dos alunos, considerando tanto a experiência gerencial geral do diretor quanto sua experiência específica em cada escola. Será realizada uma análise comparativa, utilizando dados de dois sistemas escolares muito distintos - um do estado de São Paulo, Brasil, e outro da Carolina do Norte, EUA. Serão estimados modelos de valor agregado, visando explorar a rica informação longitudinal sobre os estudantes e diretores, permitindo o controle para características não observáveis invariantes no tempo. (AU)