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A escola e seu entorno social: aproximações e evidências

Processo: 14/04812-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 24 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Luana Costa Almeida
Instituição-sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Escolas   Avaliação da educação   Aprendizagem

Resumo

Desde a Teoria do Capital Humano as principais políticas de enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais passam pela análise da educação como fator importante. Todavia, não podemos assumir as instituições escolares como capazes de sozinhas solucionarem os problemas que possuem origem fora dela, como é constatado desde o relatório Coleman (1966), no qual fica claro que os fatores externos à escola afetam o desenvolvimento educacional dos alunos. Aspecto que vem sendo estudado no meio acadêmico a partir de temáticas de investigação voltadas a aspectos da instituição escolar, de seu entorno social e da relação entre eles. Circunscrito na preocupação com a melhoria da qualidade educacional em sua inter-relação com a realidade social na qual estão inseridas as diferentes escolas, a presente proposta é fruto do caminho já percorrido durante o doutorado desenvolvido na FE-Unicamp e financiado pela FAPESP, o qual buscou conhecer a relação entre a escola e seu entorno social procurando entender quais são os aspectos externos indicados pelos sujeitos como importantes na explicação do desempenho dos alunos. Assim como da crescente preocupação com as possíveis ações para a melhoria do trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos escolares, em especial aquelas voltadas à aprendizagem, em diálogo com as políticas públicas educacionais, com foco na de avaliação. Neste sentido, a presente proposta busca aprofundar a investigação iniciada no doutorado acerca das condições objetivas das escolas no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico, tanto a partir da exploração dos dados ora coletados, quanto da elaboração de novas reflexões a partir da participação no grupo de investigação da área de educação do Centro de Estudos da Metrópole, cujos esforços abarcam tanto aspectos externos à escola, quanto internos a ela, especialmente as percepções acerca da aprendizagem pelo corpo docente.

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