Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência de energia peptídeos-lantanídeos: otimização do efeito antena e aplicação em biossensores

Processo: 14/05948-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sidney José Lima Ribeiro
Beneficiário:Lais Roncalho de Lima
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Técnicas biossensoriais   Luminescência   Peptídeos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo o estudo dos processos de transferência de energia entre aminoácidos e peptídeos e compostos de Ln3+ (Ln3+= Eu3+, Tb3+, Sm3+ e Nd3+). Serão estudados peptídeos naturais e peptídeos sintetizados procurando-se otimizar os processos de absorção da luz de excitação e transferência de energia pela adição de espécies relevantes como triptofano e derivados de acridona. Serão estudados os íons hidratados, complexos e nanopartículas contendo os íons ativos na forma de pós e filmes finos automontados. A eficiência de emissão de luz será avaliada em função da natureza e posição em energia dos estados excitados bem como do processamento dos materiais. Espera-se alcançar o entendimento mais claro destes processos e a síntese de sistemas otimizados visando aplicações em bioanálises e imageamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREALES, YORK E. SERGE; HAZRA, CHANCHAL; ULLAH, SAJJAD; LIMA, LAIS R.; RIBEIRO, SIDNEY J. L. Precisely tailored shell thickness and Ln(3+) content to produce multicolor emission from Nd3+-sensitized Gd3+-based core/shell/shell UCNPs through bi-directional energy transfer. NANOSCALE ADVANCES, v. 1, n. 5, p. 1936-1947, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.