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Educação Política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitorais

Processo: 14/09056-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 02 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Elias Evangelista Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing político   Educação política   Etnografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consultores políticos | cultura | Educação | Marketing político | Mídia | socialização | Sociologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e examinar alguns aspectos da educação política no Brasil, mais especificamente, as representações que os profissionais consultores de marketing político, também conhecidos como marqueteiros, elaboram acerca das culturas e das simbologias nacionais. O propósito é analisar as leituras que fazem acerca do Brasil e as estratégias de mídia por eles utilizadas para representar o país e seu povo. Dentro dos interesses da sociologia da educação, projeta-se compreender parcialmente os mecanismos de socialização e formação da cultura no contexto contemporâneo, bem como a forma por meio da qual tais profissionais constroem, no seio da política, modos de ser, pensar e agir. Entende-se que esses consultores podem ser definidos como agentes que ocupam um lugar privilegiado na democracia nacional e que buscam influir sobre as percepções culturais que se têm não apenas em relação à política, mas também no que concerne à nação. Parte-se, portanto, da hipótese de que esses profissionais atuam como administradores de uma informação acumulada, por meio de uma ação educacional e socializadora difusa da população no tocante às disposições de habitus em sua dimensão política. Trata-se de uma etnografia multissituada, de caráter exploratório, inovador e inédito, por investigar os consultores no contexto da produção de uma campanha e a partir de suas reflexões sobre as mídias que produzem a respeito do Brasil e da população. Vale ressaltar que há poucos estudos etnográficos e nenhum estudo sobre o marketing político na área de educação. Por esse motivo, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para um maior e melhor entendimento sobre a construção social da realidade nos dias atuais e sobre as formas de sintetizar a cultura e suas possíveis influências nos modos de ser, classificar, julgar e agir da população. Por último, espera-se contribuir para a ampliação do escopo investigativo da sociologia da educação no que tange aos processos educacionais difusos, especialmente aqueles que influem diretamente sobre o futuro do país e que não estão restritos à escola. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Elias Evangelista. Cada vez mais educação política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitorais. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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