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Demanda de atendimentos para crianças e adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS-I) do interior de São Paulo

Processo: 14/08738-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Clarissa Mendonca Corradi Webster
Beneficiário:Julia Corrêa Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Serviços de saúde mental   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Crianças   Adolescentes   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

Com a Reforma Psiquiátrica, foram propostos serviços comunitários em saúde mental, incluindo a assistência a crianças e adolescentes. Foram então criados os Centros de Atenção Psicossocial infanto-juvenis, conhecidos como CAPSi. No município de Ribeirão Preto - SP, devido as demandas relacionadas ao consumo de drogas neste grupo populacional, optou-se pelo foco nesta problemática. Assim, este projeto tem como objetivo descrever a demanda de atendimentos para crianças e adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) do município de Ribeirão Preto-SP, mais especificamente identificar características sócio-demográficas e clínicas das crianças e adolescentes que foram encaminhadas ao serviço, descrever as queixas relatadas na busca por atendimento e conhecer os encaminhamentos realizados para as demandas. Para atingir estes objetivos, será realizado um estudo quantitativo, descritivo-exploratório, de corte transversal, envolvendo um levantamento de informações dos prontuários de crianças e adolescentes atendidos no ano de 2013 no CAPSi de Ribeirão Preto - SP. Para a coleta de dados, foi construída uma ficha para o registro de informações dos prontuários, buscando-se características sociodemográficas e clinicas das crianças e adolescentes, as queixas apresentadas na busca pelo atendimento, a trajetória de busca por atendimentos em saúde mental e informações sobre o encaminhamento dado pelo serviço. Será realizada análise descritiva dos dados.