Busca avançada
Ano de início
Entree

Híbridos de Quitosana-Argila para encapsulamento de fertilizantes: preparação e caracterização de microesferas de liberação controlada

Processo: 14/09045-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Roselena Faez
Beneficiário:Lucas Luiz Messa
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Polímeros (materiais)   Materiais híbridos   Fertilizantes

Resumo

O uso de fertilizantes em liberação controlada (ferti-liberadores ou fertilizantes revestidos) é uma nova tendência para a melhoria da produtividade, redução de custos e da poluição ambiental. Tais fertilizantes liberam gradualmente o nutriente à planta de forma a suprir o que é requerido por ela. A preparação de uma microesfera a partir de materiais naturais (quitosana e argila montmorilonita) aditada com nutrientes, em função das necessidades nutricionais minerais de plantas, são umas das principais motivações deste projeto. A adição de silicatos lamelares, como argilas naturais, é uma alternativa promissora para melhorar as propriedades e aumentar a capacidade de sorção tanto de água como compostos químicos. Desta forma, a preparação de materiais, principalmente híbridos poliméricos, tem sido extensivamente estudada como alternativa para melhorar inúmeros aspectos da adubação utilizando os conceitos de liberação controlada. O objetivo deste projeto é a preparação e caracterização de materiais ferti-liberadores para a liberação controlada de nutrientes em solo e planta. Serão preparados híbridos de quitosana/argila montmorilonita em diferentes proporções em relação à massa. As microesferas serão caracterizadas térmica, estrutural e morfologicamente e avaliada sua cinética de liberação de nutrientes pelas técnicas espectrofotometria de UV-Vis e fotometria (no caso de potássio) e determinação de nitrogênio total (TOC-LCPN, Analisador de Carbono Orgânico Total (TOC) com acessório para determinação de Nitrogênio Total) para nitrato de cálcio. Testes de liberação do nutriente no solo com acompanhamento in situ serão realizados utilizando-se a técnica Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR) em parceria com o grupo da Agronomia da UFSCar-Campus Araras.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSA, LUCAS LUIZ; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA; FAEZ, ROSELENA. Spray-dried potassium nitrate-containing chitosan/montmorillonite microparticles as potential enhanced efficiency fertilizer. Polymer Testing, v. 81, JAN 2020. Citações Web of Science: 1.
LUCAS L. MESSA; JOSÉ DANIEL FROES; CLAUDINEI F. SOUZA; ROSELENA FAEZ. HÍBRIDOS DE QUITOSANA-ARGILA PARA ENCAPSULAMENTO E LIBERAÇÃO SUSTENTADA DO FERTILIZANTE NITRATO DE POTÁSSIO. Química Nova, v. 39, n. 10, p. 1215-1220, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.