Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de quitossomas para encapsulação de resveratrol

Processo: 14/08442-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Rosiane Lopes da Cunha
Beneficiário:Maria Fernanda Boldim Vaggione
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de processos   Encapsulação   Resveratrol   Quitosana   Fosfolipídeos   Análise qualitativa comparativa (QCA)

Resumo

Os quitossomas são partículas formadas por bicamadas fosfolipídicas complexadas eletrostaticamente com a quitosana. Trata-se de uma alternativa interessante aos lipossomas convencionais para aplicação como sistemas de encapsulação de compostos bioativos, como o flavonóide natural resveratrol. Apesar das características positivas dos lipossomas convencionais no encapsulamento e liberação controlada de bioativos, estes possuem limitações quanto à sua aplicação efetiva, devido a sua baixa estabilidade frente às condições do sistema gastrointestinal. Para superar essas dificuldades, os quitossomas, por sua vez, apresentam grande potencial em termos de estabilidade, mucoadesividade e eficiência de encapsulação. Portanto, esse trabalho tem como objetivo a produção de lipossomas convencionais e o seu recobrimento com quitosana visando sua utilização como um sistema de encapsulação para o resveratrol. Neste projeto, a produção de lipossomas convencionais e quitossomas serão avaliadas em termos de variáveis operacionais do processo, visando a obtenção de partículas estáveis de tamanho nanométrico com baixo índice de polidispersidade. Ambos os sistemas serão submetidos à análise comparativa com relação às suas características estruturais e de eficiência de encapsulação do resveratrol.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)