Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do laser de baixa potência na neuropatia periférica induzida por Diabetes Mellitus em camundongos

Processo: 14/03270-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Camila Squarzoni Dale
Beneficiário:Laura Basilio Yamashita
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Diabetes mellitus   Neuropatias diabéticas   Laser de baixa intensidade   Terapia a laser de baixa intensidade   In vivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes mellitus | laser de baixa potencia | neuropatia periférica | Neurofisiologia da Dor

Resumo

A neuropatia periférica causada por diabetes mellitus é uma das complicações mais comuns do diabetes, atingindo cerca de 50% dos pacientes portadores da doença. Um dos sintomas mais proeminentes dessa neuropatia é o desenvolvimento de dor, que tipicamente acomete as extremidades, ocorrendo como uma resposta exacerbada para estímulos nocivos (hiperalgesia) e para estímulos leves ou não dolorosos (alodinia). Os tratamentos convencionais disponíveis para a neuropatia em geral, incluindo a dor associada, ainda são inadequados e insatisfatórios, e, portanto, surge a necessidade de se buscar novas opções terapêuticas. Uma das terapias que vem ganhando aceitação clínica é o uso de laser de baixa potência (LBP) que, por promover regeneração nervosa precoce, resulta em significativa melhora das incapacidades motoras e sensitivas geradas pelas lesões dos nervos periféricos. O presente projeto tem o objetivo de avaliar o potencial terapêutico do LBP em modelo de neuropatia diabética induzida por estreptozotocina em camundongos da linhagem C57BL6. Para tanto, será testado o efeito do LBP sobre a sensibilidade dolorosa dos animais, através de testes mecânicos e térmicos em modelos in vivo, assim como o efeito desta terapia sobre a desmielinização do nervo isquiático (por histologia), e sobre os níveis de fator de crescimento do nervo, por ELISA. Os dados obtidos permitirão uma melhor elucidação dos mecanismos envolvidos nos efeitos do LBP na neuropatia diabética, permitindo, futuramente, o auxilio no tratamento de pacientes com neuropatia diabética, refratários aos tratamentos convencionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA OLIVEIRA, VICTORIA R.; CURY, DIEGO P.; YAMASHITA, LAURA B.; ESTECA, MARCOS V.; WATANABE, II-SEI; BERGMANN, YOKO FEE; TONIOLO, ELAINE F.; DALE, CAMILA S.. Photobiomodulation induces antinociception, recovers structural aspects and regulates mitochondrial homeostasis in peripheral nerve of diabetic mice. Journal of Biophotonics, v. 11, n. 9, . (16/10372-0, 15/17136-8, 14/03270-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.