Bolsa 14/03203-2 - Igreja e estado - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Intelectuais católicos, estado e direitos infanto-juvenis (brasil, 1980-1990)

Processo: 14/03203-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Agueda Bernardete Bittencourt
Beneficiário:Vinicius Parolin Wohnrath
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51829-0 - Congregações católicas, educação e Estado Nacional no Brasil (1840-1950), AP.TEM
Assunto(s):Igreja e estado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos infanto-juvenis | Igreja e Estado | Intelectuais católicos | Laicidade e República | Educação e história cultural

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender a construção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil e a participação dos intelectuais católicos neste processo. Averíguo as seguintes hipóteses: i) agentes da Igreja adquiriram prestígio no momento da abertura democrática do Estado na década de 1980, negociando a produção legislativa; e ii) na defesa do modelo de proteção integral dos menores de idade, líderes católicos organizaram o trabalho social do clero (Pastoral da Criança e Pastoral do Menor), mobilizaram a opinião pública e fizeram lobby político. Tomando como objeto a promulgação de artigos constitucionais e da Lei 8.069/1990 (ECA), na execução do estudo observarei como os direitos infanto-juvenis foram legitimados pelo Estado e pelas ações dos militantes religiosos interessados nesse reconhecimento público. A partir do cruzamento dos repertórios e das trajetórias de Zilda Arns Neumann, de D. Paulo Evaristo Arns e de D. Luciano Mendes de Almeida, serão investigadas as redes articuladas, pressões exercidas e os compromissos institucionais firmados. Seus ethos, habitus, discursos, práticas, origens familiares e capitais herdados ou adquiridos servirão como suportes privilegiados para entendermos como interesses pessoais, religiosos ou públicos se confundiram na produção das regras jurídicas. Tomo como fontes: dicionários biográficos, biografias, autobiografias, memórias e demais documentos armazenados nos repositórios da Câmara, do Senado Federal, do Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp, da Cúria de São Paulo e da CNBB.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WOHNRATH, Vinicius Parolin. Constituindo a Nova República: agentes católicos na Assembleia Nacional 1987-88. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.