Bolsa 14/07218-4 - Educação, Imigração - BV FAPESP
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O laço social de crianças e adolescentes em situação de imigração e os desafios da integração

Processo: 14/07218-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Miriam Debieux Rosa
Beneficiário:Viviani Sousa Do Carmo
Supervisor: Marie Rose Moro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Descartes - Paris 5, França  
Vinculado à bolsa:13/04165-4 - O laço social de crianças e adolescentes em situação de imigração e os desafios da integração, BP.PD
Assunto(s):Educação   Imigração   Infância   Psicanálise   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Educação | Imigração | Infancia | Psicanálise | Psicoterapia Transcultural | Psicologia Clinica E Social

Resumo

Este projeto busca investigar as vicissitudes da subjetivação de crianças e adolescentes em situação de imigração na cidade de São Paulo. Para isto, tomaremos o ambiente escolar como terreno privilegiado para a realização desta pesquisa. Interessar-nos-emos pelos modos possíveis de padecimento subjetivo dessas crianças e adolescentes e pela forma que se manifestam no âmbito social escolar. Partimos da hipótese de quatro aspectos fundamentais implicados na subjetivação das crianças e adolescentes migrantes, a saber, o lugar que ocupam na ficção familiar, a eficácia da transmissão dos traços de cultura, as afiliações construídas em relação ao país de origem e a afiliação dos sujeitos no país de acolhida. Iremos desenvolver dois dispositivos de pesquisa, os ateliers "Criando História", com crianças de 6 a 9 anos, e os Grupos de Conversação com adolescentes entre 12 e 17 anos. Com esses dispositivos buscaremos evidenciar os pontos de ruptura espaço-temporal próprio aos deslocamentos e os modos de subjetivação ou desubjetivação dessas crianças e adolescentes, a partir de sua emergência na cena social escolar. Realizaremos ainda, entrevistas individuais com professores das escolas da capital, com o objetivo de recolher o discurso escolar sobre a criança e o adolescente migrante, seu sofrimento, sua força psíquica e seu modo de investir duas línguas. Nosso objetivo será o de traçar alianças entre as formas de padecimento psíquico dos sujeitos, sua forma de expressão na cena escolar e os pontos de vulnerabilidade envolvendo qualquer um dos quatro aspectos fundamentais à subjetivação dessas crianças e adolescentes. Iremos ainda analisar como certas potencialidades se evidenciam nos sujeitos quando as condições e interações entre os quatro aspectos puderam ser atendidas. Trata-se de uma pesquisa psicanalítica no campo social, que buscará investigar os efeitos da exclusão sobre os sujeitos. Com a redefiniçao da Lei de imigração prevista para 2014, nossa sociedade, os profissionais de saúde e da educação, deverão ser capazes de entender as dificuldades e os desafios de subjetivação da criança migrante, estarem abertos as novas formas de transmissão, à pluralidade e a diferença radical entre as histórias e os sujeitos. (AU)

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