Busca avançada
Ano de início
Entree

Tricomas glandulares em espécies de Aldama la Llave (Heliantheae - Asteraceae): aspectos estruturais e do desenvolvimento

Processo: 14/06851-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Aline Bertolosi Bombo
Supervisor no Exterior: Otmar Spring
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Hohenheim, Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/01586-6 - Anatomia e fitoquímica de espécies de Aldama la Llave(Asteraceae - Heliantheae), BP.DR
Assunto(s):Histoquímica   Anatomia vegetal

Resumo

Os tricomas são estruturas epidérmicas em órgãos vegetativos e reprodutivos de vegetais que exibem variações na forma, citologia e função. Há mais de 300 tipos de tricomas descritos na literatura e esses ocorrem em diferentes órgãos de quase todas as famílias de angiospermas. Os tricomas têm grande valor taxonômico, principalmente os secretores. A família Asteraceae exibe uma grande diversidade em tipos de tricomas, e dentro da família, os tricomas glandulares capitados (CGT) são os mais comuns; um tipo de tricoma glandular linear (LGT) tem sido descrito para alguns gêneros da família. Aldama é um importante gênero sul-americano, pois para diversas espécies têm sido relatada a presença de compostos biologicamente e/ou farmacologicamente ativos. Em espécies brasileiras de Aldama, três tipos de tricomas já foram relatados: CGT, LGT e um tipo multicelular de tricoma (MT), com função ainda desconhecida. Os objetivos principais dessa proposta são estudar a ontogênese, estrutura e ultraestrutura do tricoma linear glandular e do tricoma multicelular, que têm se mostrado comuns ao gênero. Mais especificamente, a proposta visa identificar se o MT pode ter também ter função glandular. Para isso, amostras obtidas a partir de espécies brasileiras de Aldama foram processadas e serão analisadas de acordo com as técnicas histológicas usuais em MET. A germinação de sementes também será realizada para a análise da diferenciação dos tricomas, da biologia molecular e do perfil metabólico dos tricomas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOMBO, A. B.; APPEZZATO-DA-GLORIA, B.; ASCHENBRENNER, A. -K.; SPRING, O. Capitate glandular trichomes in Aldama discolor (Heliantheae - Asteraceae): morphology, metabolite profile and sesquiterpene biosynthesis. Plant Biology, v. 18, n. 3, p. 455-462, MAY 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.