Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade populacional de caranguejos de mangue na América do Norte: análises morfológicas e moleculares

Processo: 14/11659-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Fernando Luis Medina Mantelatto
Beneficiário:Raquel Correa Buranelli
Supervisor no Exterior: Darryl L. Felder
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Louisiana at Lafayette (UL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/06299-5 - Variabilidade populacional entre espécies de crustáceos decápodes de manguezais: análises morfológicas e moleculares, BP.DD
Assunto(s):Genética populacional   Diversidade genética   Morfometria   Manguezais

Resumo

Manguezais são ecossistemas que apresentam características únicas, morfológica e fisiologicamente, e abrigam espécies formando populações que seguem o modelo de stepping-stone unidimensional. Essa estrutura nos permite inferir que esses sistemas constituem hábitats discretos e isolados, indicando fluxo gênico reduzido entre as populações das espécies que os habitam. Estudos sobre estruturação populacional permitem o estabelecimento da conservação da biodiversidade, revelando quais áreas geográficas abrigam as maiores diversidades genéticas dentre as populações de uma determinada espécie. Assim, o objetivo desse projeto compreende analisar a variabilidade populacional de espécies de caranguejo vivendo em áreas de manguezais do Atlântico Norte (Golfo do México e Península da Flórida) por meio de ferramentas morfológicas e moleculares, utilizando os marcadores mitocondriais 16S e COI e o nuclear H3. Será possível, então, verificar a hipótese de existência do modelo de stepping-stone entre populações de caranguejos de manguezais por meio da quantificação da variabilidade intraespecífica das espécies. A evidência de similaridades e diferenças entre as populações, bem como as relações entre elas, irão permitir a identificação da diversidade genética e a possibilidade de estruturação genética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURANELLI, RAQUEL C.; FELDER, DARRYL L.; MANTELATTO, FERNANDO L. Genetic diversity among populations of the Western Atlantic mangrove crab Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Decapoda: Brachyura: Ocypodidae): evidence for panmixia and useful data for future management and conservation. JOURNAL OF CRUSTACEAN BIOLOGY, v. 39, n. 4, p. 386-395, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.