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Habilidades não cognitivas e resultados educacionais: um estudo baseado no sistema educacional público de São Paulo

Processo: 14/08834-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 29 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marcos de Almeida Rangel
Beneficiário:Ana Paula Melo da Silva
Supervisor: James Joseph Heckman
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Chicago, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/21099-5 - Aspirações educacionais: aspectos não cognitivos do desempenho escolar dos alunos da rede pública de são paulo, BP.MS
Assunto(s):Educação   Personalidade   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Habilidades não cognitivas | Personalidade | Economia da Educação

Resumo

Educação tem sido reconhecida como uma dos fatores mais importantes para acumulação de capital humano. Testes padronizados de desempenho têm sido usados como medida de inteligência (inteligência adquirida) e têm sido usados amplamente como base para política pública. Contudo, há evidências de que: i) esses testes medem não só inteligência mas outros aspectos da personalidade e ii) habilidades cognitivas são apenas uma parte do que conduz as pessoas ao sucesso na vida. Assim, importantes evidências teóricas e empíricas mostram a importância de habilidades não cognitivas para um melhor entendimento dos resultados alcançados em estágios posteriores da vida. O Objetivo da minha dissertação de mestrado é analisar como habilidades não cognitivas podem prever resultados educacionais. Nós buscamos encontrar evidência de como a personalidade está correlacionada com desempenho e outras variáveis educacionais relevantes assim como analisar efeitos heterogêneos. Contudo, a inclusão da personalidade em estudos econômicos gera problemas de identificação e demanda métodos econométricos específicos. Dessa maneira, o objetivo desse projeto de pesquisa é trabalhar nas identificação de medidas de personalidade a fim de completementar evidências de causalidade na literatura. A ideia de que essas habilidades são maleáveis faz esse tipo de estudo importante para embasar futuras políticas. (AU)

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