Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações morfológicas da Baía do Araçá: implicações em sua dinâmica

Processo: 14/00116-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Eduardo Siegle
Beneficiário:Bárbara Capelari Villamarin
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50317-5 - Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Hidrodinâmica

Resumo

Ambientes costeiros alterados em função de atividades antrópicas são bastante comuns no litoral brasileiro, e resultam em impactos em sua dinâmica, muitas vezes desconhecidos. O presente projeto objetiva analisar as alterações que ocorreram ao longo das últimas décadas na Baía do Araçá (São Sebastião, SP) em função principalmente de sua redução de área. Desde a década de 70, aproximadamente 30 % da área da baía foi aterrada, levando provavelmente a alterações em sua dinâmica e trocas de materiais com o canal de São Sebastião. A Baía do Araçá, em função de ser abrigada das ondas, pode ser definida como uma planície de maré, sendo rasa e com ampla área intermareal e com predominância de sedimentos finos. A análise das alterações morfológicas da linha de costa e área da baía será realizada através da utilização de imagens de satélite (Landsat) disponíveis desde 1973. A avaliação da alteração na hidrodinâmica do sistema será realizada através da inclusão dessas alterações em um modelo hidrodinâmico validado para a região. Deste modo, será possível entender como os processos hidrodinâmicos foram modificados ao longo do tempo e avaliar os impactos dessas alterações na troca de materiais entre a baía e áreas costeiras adjacentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIEGLE, EDUARDO; DOTTORI, MARCELO; VILLAMARIN, BARBARA C. Hydrodynamics of a subtropical tidal flat: Araca Bay, Brazil. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 164, n. SI, p. 4-13, OCT 1 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.