Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da remoção do antibiótico sulfametazina em reator anaeróbio contínuo de leito fixo ordenado

Processo: 14/10256-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Paulo Clairmont Feitosa de Lima Gomes
Beneficiário:Guilherme Flandoli Romeiro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Sulfametazina   Reatores anaeróbios   Leito fixo   Cromatografia líquida

Resumo

Compostos farmacêuticos ativos são contaminantes emergentes que têm recebido muita atenção da comunidade científica nos últimos 10 anos, devido à sua introdução contínua no meio aquático. Um dos maiores contribuintes de produtos farmacêuticos no ambiente são as estações de tratamento de água e esgoto (ETE). As ETE, em sua maioria, não são projetadas para remover esses compostos, como por exemplo os antibióticos, os quais são geralmente compostos persistentes. Assim, será estudada e avaliada a eficiência da remoção do antibiótico sulfametazina (SMZ) usando um reator anaeróbio de leito fixo ordenado e de fluxo ascendente. Não há estudos usando esse reator para remoção de medicamentos. O reator será alimentado com esgoto sintético, simulando o esgoto sanitário, e espuma de poliuretano como material suporte para aderência dos microrganismos. Ferramentas analíticas, como emprego das técnicas de cromatografia líquida hifenada com espectrometria de massas (LC-MS/MS) serão aplicados para medir a remoção da sulfametazina da água residuária após ter sido submetida ao tratamento. O procedimento experimental será realizado em duas etapas, caracterizadas pela aplicação de diferentes tempos de detenção hidráulica, 24 h e 12 h. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMEIRO, GUILHERME FLANDOLI; OLIVEIRA, CRISTIANE ARRUDA; TOMITA, INES N.; SANTOS-NETO, ALVARO J.; ZAIAT, MARCELO; LIMA GOMES, PAULO CLAIRMONT F. Evaluation of sulfamethazine removal kinetics using fixed structured bed bioreactor. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 40, n. 8, p. 979-987, APR 3 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.