Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo mecanístico da inativação fotodinâmica de fungos patogênicos com novos fotossensibilizadores

Processo: 14/04162-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Gilberto Úbida Leite Braga
Beneficiário:Júlia Cunha Gonzales
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Trichophyton rubrum

Resumo

O aumento crescente da tolerância aos fungicidas, observado em diversos gêneros de fungos patogênicos, tanto de interesse médico como agrícola, tem estimulado o desenvolvimento de novas estratégias para o controle desses patógenos. O tratamento fotodinâmico antimifúngico (TFA) é uma alternativa promissora ao uso de fungicidas convencionais e pode ser utilizado tanto para controlar micoses localizadas como para reduzir populações de patógenos no meio ambiente. O TFA envolve a utilização de um ativo fotossensibilizante (FS) que se acumula seletivamente nas células-alvo e é ativado por exposições à luz com comprimento de onda apropriado. A ativação do FS, na presença de oxigênio molecular, induz à formação de espécies reativas de oxigênio, que provocam a morte do micro-organismo alvo, com poucos danos ao hospedeiro. Apesar de muito promissor, o TFA ainda é pouco utilizado para o tratamento de micoses e o seu princípio ainda não foi explorado para o controle de fitopatógenos. Os objetivos deste projeto são: (1) identificar novos FSs fenotiazínicos mais eficazes para o TFA do fungo fitopatogênico Colletotricum. acutatum e do fungo patógeno de humanos Trichophyton rubrum; (2) determinar o mecanismo de ação do TFA com os novos FS fenotiazínicos, tanto em estruturas metabolicamente ativas, como hifas, como em estruturas quiescentes, como conídios e apressórios e (3) avaliar se ocorre a seleção de linhagens tolerantes após dezenas de ciclos sucessivos de TFA. As contribuições esperadas incluem: ampliação da compreensão da mecanística do TFA com os novos FSs fenotiazínicos nas estruturas especializadas das duas espécies de fungos, estabelecimento dos fundamentos necessários para que o TFA possa ser utilizado para o controle de fungos fitopatogênicos e a determinação da possível ocorrência da seleção de linhagens tolerantes ao longo de repetidos ciclos de TFA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZALES, JULIA C.; BRANCINI, GUILHERME T. P.; RODRIGUES, GABRIELA B.; SILVA-JUNIOR, GERALDO JOSE; BACHMANN, LUCIANO; WAINWRIGHT, MARK; BRAGA, GILBERTO U. L. Photodynamic inactivation of conidia of the fungus Colletotrichum abscissum on Citrus sinensis plants with methylene blue under solar radiation. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 176, p. 54-61, NOV 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONZALES, Júlia Cunha. Tratamento fotodinâmico antimicrobiano de Colletotrichum acutatum in vitro e in planta com fotossensibilizadores fenotiazínicos. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.