Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobrecarga, resiliência e otimismo de idosos cuidadores de idosos que residem em arranjos familiares com e sem a presença de crianças

Processo: 14/01092-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sofia Cristina Iost Pavarini
Beneficiário:Nathalia Alves de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Idosos   Cuidadores de idosos   Resiliência psicológica   Programa Saúde da Família   São Paulo

Resumo

A família brasileira tem passado por mudanças e com a longevidade os idosos estão residindo com frequência em lares multigeracionais. Ao mesmo tempo, a presença de Doenças Crônicas não Transmissíveis-DCNT é cada vez maior entre os idosos, ocasionando maior dependência e necessidade de cuidados. O cuidado em geral é realizado por um familiar que muitas vezes também apresenta mais de 60 anos. Este estudo tem por objetivo comparar a sobrecarga, a resiliência e o otimismo de idosos cuidadores de idosos que residem em diferentes arranjos familiares com e sem a presença de crianças. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, de corte transversal, utilizando o método quantitativo de investigação. Todos os cuidados éticos serão observados. A pesquisa será realizada com cuidadores idosos que cuidam de pessoas com 60 anos ou mais e que sejam cadastradas nas Unidades de Saúde da Família de um município do interior paulista. Para a coleta de dados serão utilizados o Inventário de Sobrecarga de Zarit, Escala de Resiliência e Teste de Orientação para Vida-TOV-R. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e correlacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATHALIA ALVES DE OLIVEIRA; ÉRICA NESTOR SOUZA; BRUNA MORETTI LUCHESI; KEIKA INOUYE; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Stress and optimism of elderlies who are caregivers for elderlies and live with children. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. -, Ago. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.