Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção, interação e análise objetos de aprendizagem multimídia e multimodais: captura ubíqua, produção, interação e análise

Processo: 14/12893-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE  
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Caio César Viel
Beneficiário:Caio César Viel
Empresa:Iti Inovação em Tecnologia da Informação Ltda
Vinculado ao auxílio:13/50469-5 - Produção, interação e análise Objetos de Aprendizagem multimídia e multimodais: captura ubíqua, produção, interação e análise, AP.PIPE
Assunto(s):Sistemas multimídia   Tecnologia educacional   Ensino e aprendizagem   Educação a distância   Interatividade   Interação professor aluno   Computação ubíqua

Resumo

Modelos de educação apoiados por TICs, utilizados na EaD e MOOC (Massive Open Online Course) também tem sido aplicado no apoio ao ensino presencial. Entretanto, a diminuição da interação presencial professor-aluno dos modelos, comparada com a da educação presencial, pode ser razão de baixo aproveitamento dos estudos e de aumentos da evasão de alunos. Com a utilização de facilidades mais avançadas das TICs, pode-se melhorar essa interação e, sobretudo, contornar as impossibilidades inerentes da ausência do contato presencial, com o oferecimento de recursos e facilidades para o aluno não possíveis na educação presencial. Além disso, quando a comunicação e interações são mediadas por computador, são abertas oportunidades ímpares para coleta, armazenamento e processamento de informações que podem resultar em benefícios para alunos e professores, contando inclusive com características de personalização. O pesquisador responsável desenvolveu em seu mestrado, com o apoio da empresa associada a este projeto, um protótipo que permite produzir ricos objetos educacionais de forma econômica, a partir da captura ubíqua e sincronização automática de apresentações baseadas em áudio, lousa tradicional, lousa eletrônica, projeção de slides e exibição de programas em execução [1]. Os múltiplos fluxos de áudio e vídeo, além de imagens e texto capturados, são integrados automaticamente e com sincronia na criação de objetos educacionais. Foi desenvolvido também prova de conceito para permitir a alunos a navegação nos objetos. Embora o pesquisador responsável, pesquisadores da equipe e alguns membros da empresa já tenham obtido nesse trabalho respostas a algumas questões, vários pontos ainda estão em aberto e devem ser pesquisados no sentido de precisar as funcionalidades que poderão, no momento atual, ser oferecidas por um produto evoluído de tal protótipo e com robustez para o mundo real. Os resultados da pesquisa aqui proposta devem demonstrar a viabilidade do produto inovador que a empresa deseja desenvolver. Pretende-se alcançar um produto que possa permitir a captura ubíqua de apresentações multimodais com fins educacionais. O produto a ser desenvolvido é inovador no sentido de permitir a incorporação de diversas mídias e informações contextuais para a produção de um conteúdo altamente interativo e com baixo custo de produção. (AU)