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Concepções de professoras/es sobre a gestão democrática da escola pública

Processo: 14/09184-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Renata Maria Moschen Nascente
Beneficiário:Maria Vitória Alves Cayres
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Gestão democrática da educação   Organização escolar   Formação de professores   Ensino fundamental   Escola pública   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:as | Ensino Fundamental | escola pública | Formação de professores | Gestão Democrática | Gestão escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como tema as concepções de professores/as sobre a importância da organização escolar e da gestão participativa e democrática da escola. O objetivo geral da pesquisa consiste em fazer um levantamento de dados com professores/as em uma escola pública do município de São Carlos, verificando quais são suas concepções relativas à organização escolar, à gestão democrática, à autonomia e à participação; em quais conhecimentos se baseiam essas concepções e como elas influenciam as relações entre professores/as e a equipe gestora e os processos de ensino e aprendizagem na escola. Portando com a investigação proposta, tentaremos compreender quais as percepções e concepções desses/as professores/as em relação à gestão democrática, baseada nos princípios da autonomia e da participação, incluindo também a possibilidade de identificação desses temas como potenciais contribuições para o aprimoramento de suas condições de trabalho. A coleta de dados será realizada inicialmente, por meio da aplicação de questionários aos/às professores/as para delimitar quais são suas concepções e conhecimentos sobre a temática estudada. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, ampliando a base de dados levantados pelo questionário. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam, tanto teoricamente quanto na prática, para a democratização da escola e para o aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem dos alunos/as.

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