Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genotípica de Arcobacter spp. isolados de carnes de aves comercializada no município de São Paulo-SP

Processo: 14/06584-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Terezinha Knöbl
Beneficiário:Maria Gabriela Xavier de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Arcobacter   Alimentos de origem animal   Frangos de corte   Cadeia produtiva   Saúde pública   Zoonoses   São Paulo (SP)

Resumo

A presença de certas espécies de bactérias do gênero Arcobacter em alimentos de origem animal pode representar um perigo biológico para os consumidores, em determinadas circunstâncias que favorecem a ocorrência de toxi-infecções alimentares. Embora o potencial do agente em causar doenças de transmissão alimentar seja conhecido, existem poucos estudos epidemiológicos envolvendo este gênero no Brasil. O objetivo deste projeto será isolar e caracterizar genotipicamente as cepas de Arcobacter spp. a partir de recortes de frangos comercializados no município de São Paulo. Serão avaliados 300 cortes de peito, asa, coxa e sobrecoxa de carne de frango, procedentes de mercados municipais, açougues e mercados de pequeno porte do município de São Paulo. Após a etapa de pré-enriquecimento, as amostras serão cultivadas em meio seletivo Johnson e Murano. As espécies bacterianas e os genes de virulência serão identificados com auxílio da técnica molecular de reação em cadeia pela ação da polimerase (PCR). (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.