Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise global do genoma (genome-wide) de células HepG2 tratadas com VPA sob condições de hiperglicemia

Processo: 14/10198-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de setembro de 2014
Vigência (Término): 14 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Luiza Silveira Mello
Beneficiário:Marina Barreto Felisbino
Supervisor: Assam El-Osta
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Baker IDI Heart & Diabetes Institute, Austrália  
Vinculado à bolsa:12/03238-5 - Ação do ácido valproico e da tricostatina A na organização cromatínica e sua regulação por fatores epigenéticos em células HepG2 sob condições de hiperglicemia, BP.DR
Assunto(s):Hiperglicemia   Cromatina   Epigênese genética   Ácido valproico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido valpróico | ChIP-seq | cromatina | epigenética | Hiperglicemia | Epigenética

Resumo

Diabetes é uma desordem multifatorial, caracterizada por hiperglicemia crônica devido a problemas na secreção de insulina, com diversas vias influenciando sua progressão. Observações recentes sugerem que a complexidade dessa doença não pode ser explicada apenas por predisposição genética. Dessa forma, a possibilidade da influência de componentes epigenéticos vem sendo sugerida. Alterações na regulação epigenética da expressão de genes representam relevantes mecanismos patogênicos por trás de doenças complexas. Tornar as enzimas que regulam mecanismos epigenéticos, como deacetilases de histonas, alvos terapêuticos pode aliviar alguns aspectos dessas doenças. O uso de inibidores de deacetilases de histonas (HDACi) em testes clínicos é uma nova área de investigação. Achados recentes apontam o papel de HDACi na prevenção de danos inflamatórios a células-², na melhora da resistência à insulina e complicações microvasculares tardias relacionadas ao diabetes. Embora evidências dêem forte suporte para que se investigue a ação de HDACi no diabetes, estudos de análise global do genoma (genome-wide) associando essas situações são ainda pouco investigados. O desenvolvimento de mapeamentos precisos de modificações de cromatina do tipo "genome-wide" tem levado a avanços significativos no entendimento de redes regulatórias. Dessa forma, objetivamos realizar um análise do tipo "genome-wide" em linhagem celular de hepatócitos exposta a um ambiente hiperglicêmico, tratadas com ácido valproico (VPA), droga aprovada pelo FDA. Com essa abordagem, objetivamos expandir nosso conhecimento sobre as consequências do tratamento com HDACi em situação de hiperglicemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELISBINO, MARINA BARRETO; ZIEMANN, MARK; KHURANA, ISHANT; OKABE, JUN; AL-HASANI, KEITH; MAXWELL, SCOTT; HARIKRISHNAN, K. N.; MARTINS DE OLIVEIRA, CAMILA BORGES; MELLO, MARIA LUIZA S.; EL-OSTA, ASSAM. Valproic acid influences the expression of genes implicated with hyperglycaemia-induced complement and coagulation pathways. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (14/10198-5, 10/50015-6, 15/10356-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.