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Um estudo da qualidade sonora do sistema de propulsão dos veículos híbridos

Processo: 14/09894-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Jaime Alberto Mosquera Sánchez
Supervisor no Exterior: Wim Desmet
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Leuven (KU Leuven), Bélgica  
Vinculado à bolsa:12/15783-8 - Controle ativo de distúrbios harmônicos em veículos híbridos orientado por métricas de qualidade sonora, BP.DR
Assunto(s):Dinâmica de máquinas e sistemas

Resumo

Novos objetivos da indústria automotiva quanto à redução do consumo de combustíveis, do impacto ambiental e ainda de manter ou melhorar o rendimento dos veículos obrigam aos fabricantes a migrar para novos paradigmas de propulsão. O uso de materiais leves na construção dos sistemas estruturais, em combinação com sistemas de propulsão híbridos e/ou elétricos podem influir negativamente na percepção do fenômeno auditivo percebido no interior da cavidade dos passageiros, uma vez que a ausência do distúrbio gerado pelo motor de combustão e os baixos amortecimentos dos materiais leves dão lugar à percepção de distúrbios transitórios e estacionários de alta frequência, acusados na literatura como desagradáveis e que consequentemente deterioram a qualidade sonora do veículo. Este documento trata do levantamento de estratégias numérico-experimentais para abordar a qualidade sonora percebida no interior da cavidade dos passageiros, quando da operação dos sistemas de propulsão em veículos elétricos/híbridos. Sistemas de controle elétrico-mecânicos serão aplicados nos sinais de comando dos motores elétricos, cuja influência sobre a geração dos distúrbios transitórios e de alta frequência é discutida e demonstrada a traves da literatura especializada. O uso de sinais e sistemas sintetizados e/ou medidos em sistemas reais permite a caracterização do distúrbio auditivo e a proposta de estratégias para o controle dos distúrbios produzidos nos subdomínios elétrico e/ou mecânico. A determinação da qualidade sonora do distúrbio controlado, em termos das métricas relevantes da psico-acústica, permitirá a validação das teorias e técnicas aqui apresentadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOSQUERA-SANCHEZ, J. A.; SARRAZIN, M.; JANSSENS, K.; DE OLIVEIRA, L. P. R.; DESMET, W. Multiple target sound quality balance for hybrid electric powertrain noise. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 99, p. 478-503, JAN 15 2018. Citações Web of Science: 5.
MOSQUERA-SANCHEZ, JAIME A.; DESMET, WIM; DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R. Multichannel feedforward control schemes with coupling compensation for active sound profiling. Journal of Sound and Vibration, v. 396, p. 1-29, MAY 26 2017. Citações Web of Science: 5.
MOSQUERA-SANCHEZ, JAIME A.; DESMET, WIM; DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R. A multichannel amplitude and relative-phase controller for active sound quality control. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 88, p. 145-165, MAY 1 2017. Citações Web of Science: 8.

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