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O ensino escolar e o desenvolvimento afetivo-emocional na Educação infantil: um estudo a partir da análise da atividade da criança

Processo: 14/06284-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Juliana Campregher Pasqualini
Beneficiário:Jéssica Bispo Batista
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Psicologia cultural-histórica   Desenvolvimento humano   Desenvolvimento emocional   Ensino   Práticas pedagógicas   Coleta de dados   Entrevista   Estudo observacional

Resumo

A partir do referencial teórico da psicologia histórico-cultural, esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, por meio da análise da atividade escolar da criança. A relevância do estudo se justifica, principalmente, pelo fato de que o problema das emoções é ainda pouco explorado no contexto da teoria histórico-cultural, particularmente no âmbito da pesquisa empírica e experimental. Considerando as emoções e sentimentos no contexto da unidade afetivo-cognitiva do psiquismo humano e compreendendo-os como processos psíquicos que adquirem novas estruturas mediante a aprendizagem, essa investigação busca compreender a relação entre ensino escolar e desenvolvimento emocional tendo em vista instrumentalizar a organização e planejamento da ação pedagógica da educação infantil (EI) orientada para o processo de humanização das crianças. A coleta de dados será realizada em uma escola municipal de uma cidade no interior de São Paulo, tendo como sujeitos crianças de uma turma de Jardim I e seu respectivo professor. Serão feitas observações da sala de aula e uma entrevista com o professor com a finalidade de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizam os aspectos emocionais das crianças e contribuem para seu desenvolvimento afetivo-emocional na direção da auto-regulação da conduta. Os dados serão registrados em diário de campo e as categorias de análise serão delineadas a posteriori a partir da articulação entre os dados empíricos e a teoria que fundamenta esse estudo. Espera-se identificar em que medida as diferentes atividades pedagógicas propostas na escola de EI e as mediações proporcionadas em seu curso contribuem para o desenvolvimento emocional da criança.

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